Publix inicia aplicação da vacina COVID-19 em alguns condados da Flórida

Farmácias Publix nos condados de Citrus, Hernando e Marion terão vacinas

Por Arlaine Castro

Idosos em Pompano Beach receberam a primeira dose da vacina da Pfizer.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, anunciou na terça-feira, 5, que a Publix, uma das maiores redes de supermercados do estado, ajudará na distribuição da vacina COVID-19 por meio de suas farmácias. As vacinas são gratuitas ou pelo plano de saúde para pessoas com 65 anos ou mais.

Por enquanto, um número limitado de vacinas foi encaminhado para farmácias Publix nos condados de Citrus, Hernando e Marion. A rede de supermercados com sede em Lakeland vai administrar 15.000 doses da vacina Moderna COVID-19 em 22 farmácias.

Porém, nesta sexta-feira, 8, todas as vagas já tinham sido preenchidas. A rede de farmácias disse que mais doses vão chegar e pede para que as pessoas continuem insistindo em marcar o agendamento pelo site. 

Cada loja pode agendar aproximadamente 120 vacinações por dia, enquanto durarem os estoques. Os agendamentos começaram na quinta-feira, 7 de janeiro. Os clientes podem marcar uma consulta usando o sistema de reservas online em publix.com/covidvaccine.

As vacinas serão fornecidas sem nenhum custo. Os clientes com seguro precisarão apresentar seu cartão de seguro, e os clientes sem seguro precisarão fornecer sua carteira de motorista ou número do Seguro Social.

Publix e várias outras farmácias foram aprovadas em novembro pelo governo federal para administrar as vacinas ao público em geral. Por meio da parceria com redes de farmácias, o programa abrange cerca de 60% das farmácias dos 50 estados.

"As vacinas não são novas para Publix. Eles fornecem milhões de doses de vacina a cada ano para a gripe e outras doenças", disse DeSantis. "O que Publix está fazendo é um pouco mais fácil. Você não precisa ir ao hospital. Marque essa consulta, venha aqui mesmo - rostos amigáveis, pessoas que você vê todas as semanas quando chega - e, então, ser vacinado."

O governador Ron DeSantis disse acreditar que o programa terá sucesso e espera expandir as vacinações para as 760 farmácias Publix na Flórida. Com informações do canal Fox35.