Homem se afoga ao tentar salvar banhistas em praia de Broward

Por Arlaine Castro

Um homem morreu após ajudar bravamente a resgatar vários banhistas presos em uma correnteza na praia no dia de Ano Novo.

Um homem de Pompano Beach morreu após ajudar bravamente a resgatar vários banhistas presos em uma correnteza na praia no dia de Ano Novo.

Aproximadamente às 17:13pm de 1º de janeiro, o departamento de comunicação da polícia de Broward recebeu uma ligação sobre um possível afogamento na praia na altura do número 200 N. Pompano Beach Blvd.

Delegados do Gabinete do Xerife de Broward e unidades da Marinha responderam e encontraram Gary Cappellucci flutuando na água. Ele foi socorrido, mas foi declarado morto no hospital.

Uma investigação preliminar revelou que vários banhistas, incluindo crianças, ficaram presos em uma correnteza, e Cappellucci e outro voluntário entraram na água para ajudá-los.

Os banhistas e o outro voluntário conseguiram voltar para a costa, mas Cappellucci não.

Detetives de homicídios e unidades de cena do crime do BSO responderam à cena. Não há suspeita de crime. O Broward County Medical Examiner’s Office determinou a morte como um afogamento acidental.

Em 2020, foram relatadas pelo menos seis mortes por correntezas em praias da Flórida.

Os perigos das correntezas no mar


Para evitar afogamentos por causa das correntezas no mar, os banhistas devem verificar com os salva-vidas sobre as condições no local antes de entrar na água e também devem prestar atenção e respeitar quando há placas de aviso sobre as correntezas.

Além disso, o Serviço Meteorológico Nacional orienta que "em caso de dúvida, não entre na água". O oceano, ao contrário de uma piscina ou lago, não é um corpo de água parado. Portanto, é importante saber sobre as correntes e se elas ocorrem naquela determinada área antes de ir para as ondas. Isso pode, literalmente, salvar sua vida.

"As correntes não o puxam para baixo, mas para longe da costa. Se você se encontrar preso em uma correnteza, não entre em pânico e não lute contra ela. O recomendado pelas autoridades e salva-vidas é nadar paralelamente à costa até escapar da corrente. Se a pessoa não conseguir escapar da corrente, deve tentar flutuar ou ficar em pé na água, gritando e acenando pedindo ajuda', orienta o NWS.