Morador da FL que invadiu o Capitólio vai responder por roubo de propriedade do governo

Por Arlaine Castro

Adam Johnson, 36, foi levado para a Cadeia do Condado de Pinellas.

Pelo menos 18 pessoas vão responder por crimes federais pela invasão do Capitólio na quarta-feira, 6, incluindo um morador da Flórida visto em vídeo carregando o púlpito da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e outro usando um cocar de pele de urso.

A invasão deixou cinco mortos, uma apoiadora do presidente Donald Trump e policiais do Congresso.

Adam Johnson, 36, morador da cidade de Parrish, costa oeste do estado, foi preso na sexta-feira, 8, e levado para a Cadeia do Condado de Pinellas. Ele foi flagrado pelas câmeras carregando o púlpito da Câmara, segundo o comunicado das autoridades federais.

Ele foi acusado de entrar ou permanecer intencionalmente em qualquer edifício ou terreno restrito sem autoridade legal; uma acusação de roubo de propriedade do governo; e uma acusação de entrada violenta e conduta desordenada em terras do Capitólio.

Johnson é casado e pai de cinco filhos que foi rapidamente identificado nas redes sociais pelos residentes locais como o homem em uma foto sorrindo enquanto caminhava pela rotunda do Capitólio carregando o púlpito de Pelosi, relatou o Bradenton Herald.

Os promotores federais acusaram ainda outros três homens e o FBI prendeu outro no sábado, 9, em conexão com a rebelião. As acusações federais foram anunciadas contra mais de uma dúzia de pessoas que invadiram o edifício do Capitólio, destruindo janelas, portas e objetos, além de posar para fotos e vídeos dentro do prédio "comemorando" a invasão.

Alguns detidos levaram armas e munições e, no caso de um homem, coquetéis molotov, em torno do Capitólio.

A invasão chocou tanto os EUA quanto outros países, que analisam como uma afronta ao sistema democrático do país, uma vez que a ação foi motivada, em parte, pelo presidente Donald Trump, que discursou no mesmo dia, pedindo que todos caminhassem até o Congresso para manifestar contra o resultado da eleição presidencial de novembro.

Com informações da Associated Press.