Residentes da Flórida reclamam do "turismo de vacina"

Por Arlaine Castro

Idosos fazem fila para receber a vacina covid19 em Cape Coral (FL).

Residentes da Flórida estão reclamando que idosos estrangeiros estão tomando a vacina contra a COVID no estado, aproveitando as regras vagas do governo sobre quem pode tomar a vacina. O governador da Flórida, Ron DeSantis, estendeu a oportunidade de vacinação para qualquer pessoa com 65 anos ou mais e não impôs requisitos de residência.

Com isso, nas últimas semanas estrangeiros estão realmente vindo à Flórida e aproveitando para tomar a vacina. A suspeita de residentes é que muitos estão vindo somente para obter a imunização. Por enquanto, o estado tem suprimento para apenas uma fração dessa faixa etária, segundo o jornal Sun Sentinel.

O jornal Clarín, de Buenos Aires,capital da Argentina, informou que uma dúzia ou mais de executivos corporativos fizeram a viagem à Flórida para se vacinar. “É gratuito e não é necessário ser residente, apenas ter 65 anos e não ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 14 dias”, disse o jornal.

“Não é nada ilegal, é necessário apenas ter dinheiro”, disse um executivo anônimo ao jornal.

Porém, a chegada dos estrangeiros ocorre em um momento em que os residentes do estado continuam a enfrentar longas filas e dificuldades para agendar pelo telefone ou internet para serem vacinados.

“Não é justo”, disse Susan Spain, de Hollywood. “Eles esperaram na fila? Estou tentando há semanas. Eu tenho 75 anos. Tenho tentado por meio do Departamento de Saúde, Memorial Regional, Hard Rock Stadium. Estou em casa desde 15 de março. Preciso dessa injeção. Tudo se resume a dinheiro. ”

Lois Baron, uma residente de Montreal que veio passar seu inverno em Boca Raton este ano, disse que está ciente de que vários canadenses estão vindo para a Flórida para vacinar.

“Eu conheço vários moradores de Montreal que mudaram de ideia sobre ficar aqui, marcaram consultas para vacinas na Flórida e voaram nos últimos dias”, disse ela." Por mais desprezível que seja pular a linha à frente dos cidadãos americanos, recebemos permissão para fazê-lo.", completou.

Martin Firestone, presidente da Travel Secure Inc., uma empresa de Toronto que vende seguro de viagem, disse ao Sun Sentinel que houve um grande aumento no interesse em viagens à Flórida para obter vacinas.

“O que aconteceu agora é que estamos recebendo um número enorme de indivíduos que estão voando apenas com o objetivo de receber a vacina, e depois ficam lá por três semanas e depois voltam”, disse ele. “O que é, na melhor das hipóteses, controverso.”

O gerente de emergência do condado de Seminole, Alan Harris, confirmou à FOX 35 que a vacina COVID-19 é do governo federal, o que significa que deve estar disponível para qualquer cidadão dos EUA, independentemente de onde morem.

“Não compramos a vacina. A vacina nos é dada com a ressalva de que a daremos a qualquer residente dos Estados Unidos da América”, explicou.

Sem restrição

Sobre o caso, Jason Mahon, porta-voz do Departamento de Saúde da Flórida, disse que "Todos os residentes e não residentes da Flórida que atendam aos requisitos de elegibilidade atuais podem ser vacinados na Flórida".

A única restrição que ele mencionou foi que o receptor deve estar presente para receber a segunda dose, que normalmente é administrada três ou quatro semanas depois.

“É absolutamente proibido alguém entrar na Flórida por um dia para receber a vacina e partir no dia seguinte”, disse ele. “Pedimos que todos os incidentes suspeitos sejam relatados ao departamento de saúde do condado apropriado imediatamente.”

Não está claro se o "turismo de vacinas" está acontecendo ou se são simplesmente pessoas, como visitantes canadenses sazonais, que por acaso estavam aqui na época e estão se inscrevendo para vacinas como todo mundo.