Tendência nacional, famílias brasileiras trocam cidades grandes pelas pequenas da Flórida

A pandemia ajudou para mudança de famílias que viviam em área urbana para as comunidades mais rurais

Por Arlaine Castro

O casal William Geronco, 36, e Christina Geronco, 35, trocou a região de Boston (MA) por Saint Augustine (FL) para criar a filha Olivia Geronco, de 5 anos.

 Viver em uma cidade pequena, seja pelo senso de comunidade, pela falta de espaços lotados, por mais opções para diversão ao ar livre, baixo índice de criminalidade, trânsito melhor ou apenas um ritmo diário menos agitado, tem sido a saída para diversas famílias, principalmente as que têm crianças.

Muitas famílias estão adotando a ideia da vida de cidade pequena, mudando-se de cidades maiores à medida que procuram um lugar mais calmo, mais lento e talvez mais seguro para criar seus filhos.

Durante os primeiros seis meses da pandemia do coronavírus, parecia haver um êxodo em massa das áreas urbanas para as comunidades mais rurais. Algumas famílias se mudaram para ficar mais perto de parentes, outras se mudaram para trabalhar (ou porque estavam trabalhando remotamente e não precisavam morar na cidade) e algumas simplesmente queriam estar onde havia menos pessoas.

De acordo com um estudo conduzido pelo MYMOVE, dados coletados do Serviço Postal dos EUA indicaram que quase 16 milhões de pessoas enviaram solicitações de mudança de endereço por correio em 2020, quase 4% a mais que em 2019. E embora muitas dessas mudanças sejam temporárias para famílias reagruparem e considerarem suas opções para o futuro, fugir da cidade para uma vibração interiorana mais relaxante tem sido cada vez mais atraente.

O portal Stacker, especializado em análise de dados e informações sobre cidades e a população dos EUA, compilou uma lista abrangente das melhores cidades com população inferior a 40.000 para criar uma família em cada estado.

Usando os dados de 2020 do Niche, que classifica os locais com base em uma variedade de fatores, incluindo escolas públicas, empregos e custo de vida, o site apontou a cidadezinha de Nocatee, uma comunidade planejada não incorporada localizada no norte do Condado de St. Johns, que contava com 14,747 habitantes em 2019, como uma das melhores da Flórida no quesito cidade pequena para se viver.

Os dados do Niche revelam ainda que cidades menores nas regiões de Tampa e Jacksonville lideram no quesito mais buscadas para famílias com crianças.

"Criar um filho em cidade grande é um pouco caótico"

Procurando um lugar mais tranquilo para criar a filha Olivia Geronco, de 5 anos, o casal William Geronco, 36 anos, e Christina Geronco, 35, se mudou para Saint Augustine há 4 anos. Vindos da região de Boston (MA) atrás de uma melhor qualidade de vida, com ambiente com menos estresse de cidades grandes.

"Acreditamos ter o melhor de todos os 'mundos' em 1 só lugar. Aqui temos a tranquilidade de uma cidade pequena, o mar a 5 minutos de nossa casa, fazendas para o leste a 30 minutos, e 2 cidades grandes a 40 minutos, Jacksonville e Daytona", conta William.

Mesmo tendo sido uma mudança mais difícil no lado profissional, são empreendedores e investidores em empresas de franquias e tiveram que montar escritórios em pontos diferentes da Flórida, para o catarinense, valeu a pena. "Acho criar um filho em cidade grande um pouco caótico. Mesmo com nossa linha de trabalho, é possível criar seus filhos em uma cidade pequena, trabalhar e ter uma qualidade de vida melhor. Sem falar em qualidade de escolar, hospitais, etc. Uma cidade pequena sempre vai ter escolar melhores do que uma cidade grande com 5K alunos", salienta.

"Estreitar laços de amizade e o senso de comunidade"

De Long Island (NY) para Wesley Chapel (FL), Josie Intemann, 42 anos, conta que ela, o marido e os filhos de 13 e 20 anos precisavam de um "estilo de vida mais lento" e em agosto de 2020 se mudaram.
"O objetivo era buscar um lugar com custo de vida mais baixo para passar menos tempo trabalhando e mais tempo com lazeres e a família", afirma Josie. Além disso, pesaram também outros fatores, como "encontrar um lugar tranquilo, seguro, com boa infraestrutura, boas escolas e que não fosse muito distante de praia", define.

Para ela, em cidade menor é mais fácil estreitar laços de amizade e o senso de comunidade. "Meus filhos na cidade grande não tinham muita liberdade ou senso de comunidade. Não tinham amizades com outras crianças. Brincavam na escola ou com as crianças no parque, mas não estreitavam laços de amizade. Já criar filhos em um lugar tranquilo é muito bom, eles fazem amizade com os vizinhos, coleguinhas da escola, podem brincar na rua de casa, andar de bicicleta pela vizinhança tranquilos. Como nós fazíamos quando éramos crianças. São dois estilos de vida completamente diferentes", define.

Arquivo pessoal. - Contrária à tendência

"Menos trânsito, pessoas mais amigáveis"

Com Aline Fontes, a mudança foi contrária - ela morava em Reading, uma cidade pequena na Pensilvânia, e por causa do trabalho se mudou para Jacksonville, cidade bem maior. Ela agora analisa a vida nas duas cidades.

"Como vantagens, acho que a segurança era um pouco melhor, comparada com Jacksonville. Raros eram os mendigos nas ruas. Menos trânsito, se levava menos tempo dirigindo. Sentia as pessoas da cidade mais amigáveis. A escola pública que ele estava era ótima, tinha mais recursos. Em questão de médicos, hospitais, opções de diversão, lojas e restaurantes não perdia em nada para Jacksonville. Como desvantagem, diria que a única coisa era o transporte público, bem precário. Aqui eu vejo mais ônibus circulando", relata.

"Os 5 melhores lugares para criar uma família na Flórida "

Sobre o mesmo tema, porém mais abrangente, outro estudo chamado "Os 5 melhores lugares para criar uma família na Flórida ", divulgado em agosto de 2020 pelo site especializado "Stateoffloridaliving", analisou as cidades pequenas localizadas nos 10 melhores distritos escolares dos 69 da Flórida, a taxa de criminalidade (para entrar na lista de "Melhores lugares para criar uma família na Flórida", toda a cidade ou vila deve ter uma taxa de criminalidade muito menor do que a do estado), custo de moradia, lojas, restaurantes, parques, empregos e outros critérios.

De acordo com o estudo, as cinco cidades são:

1) North Port - localizada no sudoeste da Flórida, ao sul de Sarasota e ao norte de Fort Myers. A taxa de crimes violentos em North Port é cerca de 50% menor do que na Flórida em geral. As escolas fazem parte do distrito escolar de Sarasota County, listado como um dos melhores, e os preços das casas são cerca de 20% mais baixos do que o preço médio da Flórida.

2) Venice - fica a apenas uma curta viagem ao norte de North Port. Localizada bem na costa e tem muitas áreas de praia únicas. Também faz parte do distrito escolar do condado de Sarasota, altamente classificado. A taxa de crimes violentos é mais de 50% menor do que a média geral da Flórida.

3) Winter Springs -localizada ao norte de Orlando, sua população é de cerca de 35.000 pessoas. As escolas fazem parte do bem classificado Distrito Escolar de Seminole. Ela está localizada longe o suficiente de Orlando para desfrutar de uma taxa de crimes violentos 50% menor do que a da Flórida como um todo, no entanto, é perto o suficiente para ir trabalhar em Orlando, onde as perspectivas de emprego e salário são mais altas.

4) Gulf Breeze - diferente da maioria das outras, é uma cidade pequena e tranquila de apenas 6.000 habitantes. Localizada perto de Pensacola, na região de Florida Panhadle, atividades como pescar, passear de barco, ir à praia ou outras atividades aquáticas, são mais comuns. A taxa de criminalidade é muito menor do que a da Flórida e as escolas fazem parte do conceituado Distrito Escolar Santa Rosa.

5) Fernandina Beach - uma pequena cidade com cerca de 11.000 habitantes localizada perto da I-95, ao sul da divisa do estado com a Geórgia, bem no Oceano Atlântico. As escolas fazem parte do pequeno, mas muito conceituado, Distrito Escolar de Nassau. A taxa de crimes violentos não é tão baixa quanto as outras opções citadas, mas, 30% menor que a da Flórida. Possui um grande centro histórico como um dos pontos mais visitados da Flórida e, para famílias que gostam de lojas e restaurantes, há diversas empresas familiares independentes.