"Miami First"- prefeito quer exigir comprovante de residência para evitar o "turismo da vacina"

Por Arlaine Castro

O prefeito de Miami, Francis Suarez, quer reservar doses apenas para aqueles que vivem dentro dos limites da cidade sob uma política que ele chama de "Miami First".

Grupos de residentes do condado de Miami-Dade podem começar a receber vacinas para a COVID-19 no Marlins Park já na próxima quarta-feira, 20, - mas o prefeito de Miami, Francis Suarez, deseja reservar doses apenas para aqueles que vivem dentro dos limites da cidade sob uma política que ele chama de “Miami First”.

Embora os regulamentos federais e as orientações dos gerentes de emergência concordem que não pode haver requisitos de residência para vacinas, Suarez quer manter as vacinas para pessoas que vivem dentro dos limites da cidade. Ele apresentou uma resolução na reunião da comissão de Miami na última quinta-feira, solicitando que o gerente da cidade e o advogado “tomem todas as medidas legais necessárias para evitar que não residentes da cidade de Miami recebam vacinas antes da população idosa e vulnerável de nossa comunidade e da população em geral de nossa cidade."

Grupos prioritários

Independentemente da residência, sob as ordens do governador Ron DeSantis, a política da Flórida limita a vacinação para pessoas com 65 anos ou mais, trabalhadores de resgate e saúde, e pessoas que os hospitais determinam que têm condições severas o suficiente para receber vacinas antecipadas.

O principal funcionário de gerenciamento de emergência do estado se manifestou firmemente contra as restrições de residência na quinta-feira, durante uma reunião do Comitê de Pandemia e Emergências Públicas em Tallahassee.

“Você não pode fazer isso”, disse o diretor estadual de gerenciamento de emergências, Jared Moskowitz.

“Temos mais de uma dúzia de condados com restrições fiscais. As pessoas terão que cruzar os limites do condado. Temos populações transitórias aqui no estado. Não podemos fazer esse tipo de coisa. Isso terá implicações importantes no futuro. ”

De acordo com um plano proposto pelo corpo de bombeiros de Miami, as autoridades dizem que podem vacinar até 2.240 pessoas por dia, mas a oferta não deve atender a demanda.

Funcionários do condado de Miami-Dade confirmaram na quinta-feira que Marlins Park está programado para receber até 7.000 doses na próxima semana, enquanto outros locais administrados pelo condado podem fechar devido a uma desaceleração nos embarques federais de vacinas.

Restringir o "turismo da vacina"

O objetivo do prefeito é impedir o "turismo da vacina" na cidade, já que muitos estrangeiros têm vindo à Flórida somente para obter a imunização. Por isso, os comissários da Prefeitura de Miami instruíram unanimemente o corpo de bombeiros a criar um novo plano para vacinar apenas os residentes da cidade.

A proximidade de Miami com a América Latina a tornou atraente para estrangeiros com pouca confiança nos esforços de vacinação de seus países de origem, como argentinos e brasileiros. “Miami é uma cidade internacional”, disse Suarez.

“Se é um programa da cidade de Miami, vamos torná-lo um programa da cidade de Miami para os residentes da cidade”, disse Alex Díaz de la Portilla. “Não para pessoas de outras partes do condado, não para pessoas de outras partes do mundo. Não somos o governo do mundo. Somos o governo da cidade de Miami. Deve ser para nossos residentes, dentro das diretrizes do governador de 65 anos ou mais. ”

O chefe dos bombeiros deve entregar um novo plano, com orçamento, até a manhã de terça-feira, 19.
Contrários à ideia do prefeito, os comissários de Miami-Dade rejeitaram a ideia. Frank Rollason, diretor de emergência de Miami-Dade, disse que as regras federais proíbem as restrições de residência.

“Todos os que chegarem devem ser vacinados”, disse ele. "Essa é a direção."
Outra cidade que parece estar perto de abrir um novo posto de vacinação, Doral, no condado de Broward, planeja oferecer doses para quem for elegível pelas regras estaduais. Com informações do Miami Herald.