Rebekah Jones, ex-gerente de dados da COVID-19 do estado, se entrega à polícia

Por Arlaine Castro

Rebekah Jones, a ex-gerente de dados da COVID-19 do estado, é acusada de crimes contra usuários de computadores, sistemas de computador e dispositivos eletrônicos durante a pandemia.

Rebekah Jones, a ex-gerente de dados da COVID-19 do estado, se entregou ao Departamento de Polícia da Flórida no condado de Leon na noite de domingo, 17. Ela é acusada de crimes contra usuários de computadores, sistemas de computador e dispositivos eletrônicos durante a pandemia.

Jones tem criticado veementemente a forma como o estado está lidando com a pandemia do coronavírus nos últimos meses e teve sua casa invadida pela polícia em dezembro. Agentes levaram seus computadores.

A ex-funcionária foi a principal força por trás do painel de coronavírus do estado nos primeiros dias da pandemia. Em maio, ela foi demitida de seu cargo no Departamento de Saúde da Flórida, onde era gerente de Sistemas de Informações Geográficas.

Ela disse que foi demitida porque se recusou a falsificar números sobre o vírus. O estado diz que ela foi demitida por insubordinação. Jones tem um processo de denúncia pendente contra o estado por sua demissão.

Depois de deixar o Departamento de Saúde da Flórida, Jones configurou seu próprio painel de coronavírus para apresentar os dados do estado ao público.

O Departamento de Polícia diz que a investigação começou em 10 de novembro, depois que a agência recebeu uma reclamação do Departamento de Saúde da Flórida de que alguém acessou ilegalmente um sistema estadual de mensagens de alerta de emergência. Os agentes disseram que descobriram que a mensagem foi enviada da casa de Jones em Tallahassee.

Segundo a investigação, Jones acessou ilegalmente o sistema estadual e enviou mensagens para aproximadamente 1.750 pessoas. Uma das mensagens dizia: “É hora de falar antes que outras 17.000 pessoas morram. Você sabe que isso está errado. Você não precisa fazer parte disso. Seja um herói. Fale antes que seja tarde demais. ”

Eles disseram que ela também baixou dados confidenciais e os salvou em seus dispositivos, além de tentar acessar o sistema novamente em 12 de novembro, mas foi bloqueada depois que o departamento de saúde melhorou as proteções de segurança de seus computadores.

"Para proteger minha família da violência policial contínua e para mostrar que estou pronta para lutar contra o que quer que eles joguem contra mim, estou me entregando à polícia na Flórida no domingo à noite", disse ela no Twitter. “O governador não vencerá sua guerra contra a ciência e a liberdade de expressão. Ele não silenciará aqueles que falam”. Com informações do Local 10 e Sun Sentinel.