Legisladores propõem alterações no sistema de desemprego do estado

O projeto de lei ampliaria os benefícios, estabeleceria diretrizes e também um braço de supervisão para o Departamento de Oportunidades Econômicas.

Por Arlaine Castro

Milhares de moradores da Flórida tentaram fazer reivindicações online de desemprego pela pandemia.

Modernizar e melhorar o sistema de seguro-desemprego da Flórida - esse é o objetivo da nova legislação apresentada no dia 13, que exige mais responsabilidade do estado. O projeto de lei ampliaria os benefícios, estabeleceria diretrizes para o escritório e estabeleceria um braço de supervisão para o Departamento de Oportunidades Econômicas.

Em meio a demissões em curso e perda de empregos devido ao coronavírus há pelo menos 10 meses, dezenas de milhares de moradores da Flórida tentaram fazer as reivindicações online de desemprego, mas nem todos conseguiram. E aqueles que conseguiram se registrar, descobriram que não dá pra sobreviver ou que os benefícios não eram suficientes - se é que chegaram.

O atual sistema de desemprego do estado permite um pagamento máximo semanal de $ 275 por 12 semanas. De acordo com a legislação proposta - o pagamento semanal iria para $ 500, com duração de até 26 semanas, que é a média nacional.

O projeto de lei estadual é patrocinado pela Deputada Anna Eskamani e pelo senador Ben Diamond, ambos democratas. Ele dá também ao estado não mais do que três semanas para decidir se um registrador se qualifica para os benefícios.

De acordo com a legislação proposta, o DEO se tornaria mais acessível, já que o escritório teria que receber as solicitações de sinistro por correio e online, além de dois outros métodos, como telefone ou e-mail.

"É tão importante que não apenas atendamos às necessidades imediatamente, mas que olhemos para esses últimos dez meses e percebamos que o sistema foi projetado para falhar e falhou de maneira épica", disse Eskamani aos legisladores enquanto apresentava o projeto de lei durante uma reunião virtual na quarta-feira. "Estamos aqui para consertar isso."

A legislação também forneceria ajustes para lidar com os trabalhadores sazonais e agrícolas. O sistema de desemprego da Flórida tem se apoiado fortemente em programas federais por meio da Lei CARES. A maioria dos floridianos que recebem pagamentos usa os programas federais temporários.

Em uma série de relatórios de 2015, 2016 e 2019, o Auditor Geral do Estado da Flórida mencionou repetidamente problemas com o sistema CONNECT e a falha contínua do departamento em corrigi-los. O relatório disse que as falhas do site incluíam problemas com a precisão, eficiência e segurança do sistema. Com informações da Fox 13 News.