Brasileira de 63 anos é assaltada e brutalmente espancada em Broward

Por Arlaine Castro

Maria Salete Ouveryney, de 63 anos, cuida de animais de rua nas horas vagas.

Conhecida na comunidade do sul da Flórida como defensora de animais e uma pessoa sempre disposta a ajudar quem pode, a brasileira Maria Salete Ouveryney, de 63 anos, foi brutalmente espancada em um assalto enquanto alimentava alguns gatos de rua em Oakland Park no domingo, 17 de janeiro.

De acordo com a polícia, Ouveryney estava alimentando alguns gatos em um estacionamento atrás de um McDonalds no quarteirão 3000 de West Oakland Park Boulevard por volta das 19 horas, quando o agressor identificado pela polícia como Antonino Santo Romano, 28, a atingiu no rosto e na cabeça antes de roubar sua bolsa e o carro, um Mazda 3 verde.

Com as agressões, ela perdeu a consciência e foi resgatada após pessoas a verem caída e chamarem o resgate. 

Cirurgias e campanha

A gravidade do ataque a deixou com inúmeras fraturas faciais, nasais e ópticas, segundo a ativista de resgate de animais de estimação Deanna Camacho, que ajudou a abrir a conta no GofundMe para ajudar a brasileira. "Ela está atualmente tomando morfina para ajudar com a dor insuportável."

Ouveryney foi submetida a uma cirurgia no rosto no sábado, 23, e permanece hospitalizada no Broward Health Medical Center, sem previsão de alta.

Ela trabalha como governanta e não tem seguro médico. “Ela terá contas médicas caras e precisará de atendimento domiciliar”, disse Camacho. “Ela não poderá trabalhar por um longo período de tempo.”

"Muitos na comunidade conhecem Maria, mas para aqueles que não conhecem, permita-me descrever como ela é uma pessoa notável. Esta mulher de 63 anos se encaixa em todas as definições de "altruísta" e a supera diariamente. Sua bondade irradia de sua alma altruísta e é algo com que todos podemos aprender. Maria dedicou sua vida a gatos de rua, indesejados, abandonados e maltratados na região de Oakland Park e Margate. Ela começou a levar alguns para sua casa para ajudá-los a evitar a eutanásia. Isso começou sua missão de alimentar, capturar e fornecer cuidados médicos, bem como criar e encontrar lares para sempre para seus amigos de quatro patas", descreve a amiga na campanha.

O carro foi encontrado abandonado em Broward Blvd. Lauderhill, segundo a polícia. Na quarta-feira, Romano foi preso em Port St. Lucie. Ele foi transferido para responder pelo crime no Condado de Broward sob a acusação de tentativa de homicídio doloso e roubo de carro sem arma, informou o Sun Sentinel. 

Para ajudar, acesse a campanha Maria Salete Ouverney Medical and Home Care Help

Port Saint Lucie Police. - Antonino Santo Romano