Brasileira da FL faz campanha para reconstrução das mamas após mastectomia radical

Por Arlaine Castro

Para evitar metástase, Gisele Zancanaro foi submetida a uma mastectomia.

Em tratamento desde maio de 2019 para um câncer grave de mama, a paulista Gisele Zancanaro, moradora de Coral Springs, foi submetida este mês a uma mastectomia radical que retirou os dois seios. Agora, ainda em quimioterapia, ela tenta juntar o dinheiro necessário para custear cirurgia de reconstrução das mamas.

Em campanha aberta no GofundMe, Gisele pede apoio da comunidade. Para reconstrução mamária, serão necessárias 2 a 3 cirurgias plásticas, pois seu caso é complexo. Ela conseguiu tratamento contra o câncer gratuito pela caridade de um hospital, porém, infelizmente, a cirurgia reconstrutiva dos seios não está inclusa.

"Tenho 12 mil dólares de dívidas hospitalares e cada cirurgia custará cerca de 8 mil dólares", explicou ao Gazeta News. 

Incêndio e diagnóstico

Em março de 2019, Gisele Zancanaro estava comemorando o seu 36° aniversário, quando o apartamento onde morava com duas pessoas e dois gatinhos em Boca Raton pegou fogo e ela perdeu não só seus bens materiais, como também os animais de estimação, que não sobreviveram ao incêndio. 

Dois meses depois ela foi diagnosticada com câncer de mama em estágio 4, que já havia se espalhado para o fígado. Por causa dessa metástase, sua primeira oncologista disse que suas chances de sobrevivência eram nulas.

"Retiraram minhas duas mamas e fizeram o esvaziamento dos meus linfonodos da minha axila esquerda", conta.

Em 18 meses de tratamento, ela fez 30 sessões de quimioterapia. Durante esse período, o câncer se espalhou para a mama direita. Mesmo lutando contra a doença, Gisele seguiu trabalhando como garçonete do restaurante Brasil em Boca Raton. Seu foco era poupar seu salário para arcar com os custos da cirurgia reconstrutiva, porém a pandemia reduziu sua renda drasticamente.

No dia 14 deste mês, Gisele foi submetida à uma cirurgia de mastectomia radical, um procedimento traumatizante que removeu seus dois seios.

Tratamento e cirurgia

Atualmente ela se encontra na fase de recuperação, tomando cuidado para não desenvolver linfedema (acúmulo de líquidos no braço e inchaço, devido à ausência do sistema linfático).

Ainda em tratamento, ela faz quimioterapia a cada três semanas e conta que possivelmente fará também radioterapia. "Preciso de ajuda porque o meu tratamento é muito agressivo, continuarei com quimios e possivelmente farei radioterapia", explica.

O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres e a segunda causa mais comum de morte pela doença em mulheres, perdendo apenas para câncer de pulmão, informa o Departamento de Saúde da Flórida.

Para ajudar Gisele, clique na campanha Help Gisele Gets Breast Reconstruction Done!

Leia mais sobre o incêndio pelo qual passou a brasileira em APARTAMENTO DE MORADORAS BRASILEIRAS PEGA FOGO EM BOCA RATON

Leia também 

BRASILEIRAS CRIAM CARTILHA PARA AJUDAR MULHERES EM TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER DE MAMA