Mais de 1.000 doses de vacina estragam em Palm Beach

O Departamento de Saúde pediu uma auditoria completa

Por Arlaine Castro

Mais de 1.100 doses da vacina estragaram por falta de energia.

Mais de 1.100 doses da vacina COVID-19 estragaram no Condado de Palm Beach na semana passada. Agora, o Departamento de Saúde da Flórida está pedindo uma auditoria completa sobre o caso.

Em uma verificação padrão em 22 de janeiro, foi descoberto que 1.160 doses da vacina Pfizer estragaram depois que um refrigerador perdeu energia em uma unidade móvel de vacina administrada pelo Distrito de Saúde do Condado de Palm Beach.

Na quarta-feira, 3, o Departamento de Saúde da Flórida solicitou ao Distrito de Saúde do Condado de Palm Beach que realizasse uma “contabilidade completa de todos os equipamentos e procedimentos relacionados à vacina para armazenar e manusear a vacina COVID-19” e relatar todas as descobertas até dia 12 de fevereiro.
“É uma tragédia que mesmo uma dose desse recurso crítico seja desperdiçada e não seja usada para salvar uma vida de COVID-19”, disse o cirurgião-geral da Flórida Scott Rivkees em um comunicado à imprensa.

A vacina foi armazenada após o primeiro dia de operações em um local de vacinação do condado de Palm Beach. Por falta de comunicação, o gerador da unidade móvel não foi configurado para fornecer energia durante a noite, segundo o distrito de saúde.

A auditoria segue a decisão do estado de alocar mais 9.000 doses de vacina nesta semana para o Departamento de Saúde do condado de Palm Beach e o distrito de saúde do condado de Palm Beach.

Publix tem sido o principal distribuidor de vacinas do condado, recebendo a maior parte do fornecimento do estado. As autoridades públicas, no entanto, criticaram o governador DeSantis na semana passada pela decisão de ter o dono da mercearia gigante como o único fornecedor, dizendo que isso deixou muitos residentes que não moram perto de um Publix sem nenhuma maneira de serem protegidos.

Após o protesto, o estado anunciou na sexta-feira que alocaria mais doses de vacina no condado de Palm Beach para residentes que não moram perto de um Publix. Com informações do Sun Sentinel.