Hacker tenta contaminar água em cidade da Flórida

Por Arlaine Castro

Hacker conseguiu acessar o sistema de distribuição de água de Oldsmar, costa oeste da Flórida.

Um hacker conseguiu invadir a rede de computadores de uma usina de água na cidade de Oldsmar, subúrbio da cidade de Tampa, e tentou contaminá-la com um aditivo químico, informou a polícia nesta segunda-feira, 8.

O hacker tentou injetar uma quantidade "perigosa" de hidróxido de sódio (soda cáustica), dizem as autoridades. Mas o ataque foi percebido imediatamente e todas as correções foram feitas para que ninguém corresse perigo, disse o xerife do condado de Pinellas, Bob Gualtieri, que garante que não houve alteração alguma na água distribuída à população.

A soda cáustica é usada em pequenas quantidades para controlar a acidez, mas uma grande quantidade pode ter causado grandes problemas na água.

Sobre o ocorrido, o prefeito de Oldsmar, Eric Seidel, disse que "há um mau ator por aí." Nenhuma prisão foi feita ainda e não se sabe se o hack foi feito de dentro ou de fora dos Estados Unidos.

A fábrica Oldsmar fornece água para empresas e cerca de 15.000 residentes.

Duas tentativas

De acordo com a polícia , um computador que controla o sistema de tratamento de água da Oldsmar foi acessado remotamente na sexta-feira, 5.

Um operador de fábrica viu a tentativa de acesso ao sistema pela manhã, mas presumiu que fosse seu supervisor. Mas outra tentativa foi feita no início da tarde e desta vez o hacker acessou o software de tratamento e aumentou o conteúdo de hidróxido de sódio de 100 partes por milhão para 11.100 ppm. O operador imediatamente reduziu o nível ao normal.

O programa de acesso remoto ao sistema de água foi temporariamente desativado.

O hidróxido de sódio (soda cáustica) é o ingrediente principal em produtos de limpeza de ralos líquidos. É muito corrosivo e pode causar irritação na pele e nos olhos, além de perda temporária de cabelo. Engolir pode causar danos à boca, garganta e estômago e induzir vômitos, náuseas e diarreia.
Com informações do Tampa Bay Times e BBC.