Orlando se destaca como melhor cidade dos EUA para casamento

Brasileiras que escolheram Orlando para as bodas contam o que influenciou na decisão e o que acham da pesquisa.

Por Arlaine Castro

Ana Caroline e Paulo Rodrigues se casaram na Casa Feliz, um local histórico em Winter Park, na região de Orlando.

O Valentine's Day está chegando. E nesse clima, uma pesquisa feita pelo site WalletHub apontou Orlando como a melhor cidade para se casar nos Estados Unidos. Além dela, Tampa também foi apontada entre as 10 melhores.

A indústria do casamento movimenta cerca de US $ 73,3 bilhões em receita por ano no país, segundo a pesquisa. O estudo comparou o custo do casamento, locais e espaços para eventos per capita aos fornecedores de casamento, entre outros fatores.

Segundo o WalletHub, entre os melhores lugares para se casar, a Flórida possui várias cidades na lista. Além de Orlando, classificada no primeiro lugar, Tampa também aparece entre as 10 primeiras e ocupa a 9ª posição.

Outras cidades da Flórida que entraram na lista incluem São Petersburgo no nº 40, Fort Lauderdale no nº 48 e Tallahassee no nº 61. Jacksonville, Port St. Lucie e Cape Coral ocuparam as posições 72, 74 e 76, respeitosamente. Pembroke Pines ficou em 97 e Miami foi empatado em 112.

No entanto, Miami ficou em primeiro lugar em instalações e serviços por seu número de capelas e igrejas para casamentos, locais e espaços para eventos e planejadores de eventos, entre outros fatores.

Custo médio e planejamento

Foram examinadas no estudo cerca de 180 cidades por meio de 20 indicadores-chave, como: aceitação do casamento, passando pelo custo médio do casamento a locais e espaços para eventos per capita a fornecedores de casamento. De acordo com um estudo do WalletHub, o custo médio de um casamento é de cerca de US $ 38.000.

Brownsville, Texas, tem o menor custo médio de casamento, US $ 15.418. Bridgeport, Connecticut, tem o maior valor, US $ 40.903.

Após a pandemia de COVID-19, o custo provavelmente será uma preocupação ainda maior do que normalmente é para muitos casais, já que milhões de americanos foram financeiramente impactados pela pandemia e podem precisar cortar gastos.

"Foi perfeito"

Em um dos locais mais inusitados e prestigiados nos arredores de Orlando chamado Casa Feliz em Winter Park, na região de Orlando, Ana Caroline Rodrigues e Paulo Rodrigues se casaram no dia 6 de fevereiro de 2020. Para ela, foi uma decisão acertada e não fariam diferente.

"Foi em uma 'casa museu' em umas das áreas mais prestigiadas em Orlando. Escolhemos o local por ele em si, e também moramos em Orlando então acabou sendo conveniente", ressalta.
Sobre os custos e facilidades, a ex-professora analisa que a escolha deu muito certo pelo o que eles buscavam.

"Acho que tem locais legais para todos os gostos e bolsos. Escolhemos um local que já estava incluso cerimônia + local para a festa + comida + mesas e cadeiras. Apesar do preço não ser dos mais ideais, decidimos que economizaríamos dinheiro no tempo que durou o casamento e a festa (eles cobravam pela hora nesse local). No final foi tudo perfeito, não mudaríamos nada", conta.

"Multiculturalidade" 

Já para a chef de cozinha, Ana Tabajara, 41 , que em 2015 se casou com a também brasileira Patrícia Alvares, 58, em Kissimmee, a região de Orlando tem um gostinho especial. Somado a isso, em 2015 foi legalizado federalmente o casamento gay nos EUA, e elas aproveitaram.

"Orlando foi a cidade onde a Patrícia viveu por 9 anos e se apaixonou pelo lugar. Foi onde fez muitos amigos que cultiva até hoje. Tanto que nos casamos no condomínio em que morávamos, não tivemos custos de locação de espaço. Foi uma cerimônia simples e rápida na parte do club house. Uma amiga, Josy Polsachi foi a public notary e seu marido, Nilson Dizeu, o fotógrafo. Na época, gastamos somente 99,00 dólares com a taxa de casamento, já que tínhamos nossos amigos nos apoiando em todos quesitos que nos custariam algo", declara.

Para a chef, o que também conta para que Orlando seja uma cidade boa para se casar são "os lugares incríveis, o 'sonho da Disney', a multiculturalidade e o custo de vida ser mais barato do que em outras cidades", analisa.

Curiosidades

  • Também ganhando os cinco primeiros lugares estavam Fayetteville, Carolina do Norte, em segundo lugar; Austin, Texas, no nº 3; Portland, Oregon, no n ° 4; e Charleston, West Virginia, no nº 5.
  • Washington tem o maior número de planejadores de eventos per capita, 92, o que é 13,1 vezes mais do que em Baton Rouge, Louisiana, a cidade com o menor número, 7.
  • Vancouver, Washington, tem o maior número de fotógrafos per capita, 133, o que é 44,3 vezes mais do que Nova York, a cidade com menos fotógrafos, 3.
  • São Francisco tem o maior número de músicos per capita, 19, o que é 73,1 vezes mais do que Wichita, Kansas, a cidade com o menor número de músicos, 0,26.

A lista das 20 primeiras melhores cidades para casamento inclui:

1. Orlando, FL
2. Fayetteville, NC
3. Austin, TX
4. Portland, OR
5. Charleston, WV
6. Kansas City, MO
7. Atlanta, GA
8. Vancouver, WA
9. Tampa, FL
10. San Francisco, CA
11. Cincinnati, OH
12. Newport News, VA
13. Seattle, WA
14. Raleigh, NC
15. Virginia Beach, VA
16. Lewiston, ME
17. Las Vegas, NV
18. Richmond, VA
19. Honolulu, HI
20. Durham, NC.