Casa Branca considera restrição de viagens à FL e outros estados por variante da COVID-19

Por Arlaine Castro

A Flórida está entre os estados que os funcionários do governo Biden citaram devido ao seu número crescente de infecções causadas por novas variantes do coronavírus.

A Casa Branca está considerando novas regras e potencialmente novas restrições às viagens domésticas que podem afetar os moradores da Flórida por causa do aumento de casos de variantes da covid-19.

A Flórida está entre os estados que os funcionários do governo Biden citaram devido ao seu número crescente de infecções causadas por novas variantes do coronavírus. A Flórida é responsável por mais de um terço de todos os casos no país da variante B-117, a chamada cepa britânica altamente infecciosa.

Por ser um estado altamente turístico e que recebe milhares de visitantes, como no último final de semana para o Superbowl, a Flórida fica no alvo das autoridades de saúde preocupadas com a disseminação da covid-19 e suas novas variantes.

Quando imagens de multidões sem máscaras invadiram Tampa para celebrar o Super Bowl, as autoridades locais foram duramente criticadas por permitir o evento. Apesar das máscaras intensificadas e das regras de distanciamento social postas em prática durante as duas semanas que antecederam o grande jogo e o desfile do Super Bowl, muitos fãs simplesmente ignoraram a lei local.

O governo federal está preocupado com o aumento das viagens para a Flórida, a variante britânica altamente infecciosa do coronavírus em breve também estará em ascensão em outros estados.

"Estima-se que a Flórida seja o primeiro estado a ter sua variante B-117 como cepa dominante e isso provavelmente acontecerá no início de março", explicou o epidemiologista da USF Health, Dr. Michael Teng, que diz que é importante que todos fiquem atentos à segurança medidas enquanto o país trabalha para distribuir a vacina para todos. "A única coisa que falta é um esforço conjunto do público para que possamos algum tempo para que essas vacinas possam ser lançadas."

Desde que assumiu o cargo no mês passado, a administração do presidente Biden tem explorado maneiras de mitigar a disseminação de novas variantes do coronavírus. Biden começou com uma exigência de máscara nacional no transporte público.

O secretário de transporte, Pete Buttigieg, e a diretora do CDC, Rochelle Walensky, também disseram que estão analisando os requisitos de teste do COVID-19 para todos os voos domésticos.

Nenhum detalhe foi dado sobre que tipo de restrições de viagem eles poderiam estar considerando para a Flórida, no entanto, o senador Marco Rubio emitiu uma resposta com palavras fortes em uma carta ao presidente na quarta-feira, 10.

"Instituir uma proibição de viagens, ou qualquer restrição de movimento entre os estados, seria um movimento ultrajante e autoritário que não tem base na lei ou na ciência. Em vez disso, serviria apenas para infligir sofrimento econômico severo e devastador em uma economia já danificada, "Rubio escreveu. "Se você está preocupado com a disseminação do coronavírus na Flórida, recomendo que você encaminhe vacinas adicionais para o estado, em vez de tentar paralisar nossa economia." Com informações do canal Fox13.