"Inconstitucional": Ron DeSantis diz que vai lutar contra restrição de viagem da Casa Branca

Por Arlaine Castro

O governador disse que se opõe à restrição do direito das pessoas de viajarem livremente por todo o país, enquanto permite que imigrantes ilegais cruzem a fronteira sul "sem serem incomodados".

O governador Ron DeSantis rejeitou a ideia de aumentar restrições de viagens domésticas, de ou para a Flórida, que o governo Biden está considerando devido às preocupações pelo aumento de caso de pessoas infectadas com variantes da COVID.

“Acho que seria inconstitucional. Acho que seria imprudente e injusto ”, disse DeSantis na quinta-feira, 11, durante uma coletiva de imprensa em Port Charlotte. “Qualquer tentativa de restringir ou bloquear a Flórida seria um ataque ao nosso estado, feito especialmente para fins políticos. Não vamos recuar. Se alguém tentar nos atingir, responderemos rapidamente. ”

O governador disse ainda que se opõe à restrição do direito das pessoas de viajarem livremente por todo o país, enquanto permite que imigrantes ilegais cruzem a fronteira sul "sem serem incomodados*", acrescentando que seria uma "farsa ridícula e prejudicial". Os comentários do governador vieram em resposta a um relatório publicado originalmente no Miami Herald que indicou que qualquer decisão seria tomada em parceria com os governos estaduais e locais.

A discussão do governo Biden sobre possíveis restrições a viagens não especificou a Flórida, mas se concentrou em como evitar a disseminação de variantes contagiosas que parecem estar aumentando em vários estados, incluindo Flórida e Califórnia.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, também abordou as possíveis restrições a viagens domésticas na quinta-feira em uma coletiva de imprensa.

“Estamos sempre considerando quais etapas são necessárias para manter o povo americano seguro”, disse ela, “mas não estamos no processo de, nenhuma decisão foi tomada, em torno de medidas adicionais de saúde pública que atrasariam ou mudariam as viagens domésticas".

DeSantis impôs proibições de viagens por conta própria, restringindo as pessoas que viajavam de Nova York, Nova Jersey e Connecticut em março passado. Isso levou o governador de Nova York, Andrew Cuomo, a proibir os viajantes da Flórida em meio ao aumento de coronavírus do estado no final do ano.

Na quinta-feira, DeSantis disse que a situação da COVID na Flórida é melhor do que em muitos outros estados.

“Desde 1º de dezembro, bem mais da metade do país viu resultados COVID muito piores do que aqui na Flórida”, disse ele.

Na quarta-feira, 10, a Flórida tinha 343 casos confirmados da variante altamente contagiosa do Reino Unido, que é a maior do país, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. O sul da Flórida lidera o estado em casos da variante do Reino Unido do vírus COVID-19, com o Condado de Broward apresentando os maiores números. 

*O presidente Joe Biden rescindiu uma emergência nacional na fronteira EUA-México e interrompeu o desvio de mais fundos federais para a construção de um muro ao longo da fronteira.