Vigílias, bandeiras a meio-mastro, minuto de silêncio: tiroteio de Parkland completa 3 anos

Por Arlaine Castro

Momentos de silêncio foram realizados em várias escolas nesta sexta-feira para lembrar as 17 pessoas mortas em 14 de fevereiro de 2018. Outras vigílias e eventos vão ocorrer durante o fim de semana.

Neste domingo, 14 de fevereiro, completam três anos do tiroteio em massa na Marjory Stoneman Douglas High School em Parkland, sul da Flórida.

Momentos de silêncio foram realizados em várias escolas nesta sexta-feira para lembrar as 17 pessoas mortas em 14 de fevereiro de 2018. Outras vigílias e eventos vão ocorrer durante o fim de semana.

O governador Ron DeSantis anunciou nesta sexta-feira, 12, que bandeiras serão colocadas a meio-mastro em todo o estado no domingo, 14, em memória daqueles que perderam suas vidas no tiroteio.

O tiroteio em massa ocorreu na tarde de 14 de fevereiro de 2018, na escola em Parkland, sul da Flórida, quando o ex-aluno Nikolas Cruz, abriu fogo com uma AR-15 em diversas salas de aula e nos corredores.

Dezessete vidas inocentes foram perdidas dentre alunos, professores e funcionários. Naquele dia, todos mostraram grande coragem em face do perigo.

Até hoje, o julgamento de Nikolas Cruz,hoje com 22 anos, está no limbo.Um dos motivos é o coronavírus, que paralisou as operações judiciais e dificultou o acesso à prisão em pessoa para a defesa. Outro é a magnitude do caso, com centenas de testemunhas. O caso poderia estar acabado agora. Os advogados de Cruz disseram repetidamente que ele se declararia culpado em troca de uma sentença de prisão perpétua. Mas os promotores não cederam em buscar a pena de morte no julgamento.

Abaixo estão alguns dos eventos programados para este domingo:

Durante todo o dia - as Escolas Públicas do Condado de Broward conduzem homenagens, vigílias e cerimônias com seus parceiros, incluindo HandsOn Broward, o Conselho Inter-religioso, o United Way of Broward County, a cidade de Parkland, a cidade de Coral Springs e o Children's Conselho de Serviços do Condado de Broward. Mais informações: browardschools.com/serviceandlove.

9h00 às 13h00 - Conselheiros e treinadores de vida do Harmony Development Center estarão disponíveis no Cypress Hammock Park para jovens e famílias com problemas de trauma, saúde mental e / ou abuso de substâncias.

10h00 às 17h00 - Eagles ’Haven (5655 Coral Ridge Drive, Coral Springs) vai realizar uma série de atividades de criatividade inspiradoras e serviços de apoio, como meditação, pintura em pedra, fabricação de pulseiras, culminando em um Círculo de Tambores de Cura. A cerimônia de acendimento das velas acontecerá às 10h30 e um momento de silêncio e a soltura de 17 pombas brancas será às 14h21.

17:30h - Comemoração da Comunidade City of Parkland no Pine Trails Park (10555 Trails End, Parkland). O evento incluirá uma breve cerimônia, cães de terapia no local e 17 painéis onde a comunidade pode escrever mensagens. Imediatamente após a cerimônia, um vídeo comemorativo será exibido no palco do anfiteatro e transmitido ao vivo nas plataformas de mídia social da cidade. Este ano, a cidade fez uma parceria com a Food For The Poor, uma organização sem fins lucrativos que presta serviços aos mais pobres da América Latina e do Caribe. As doações só serão aceitas online em foodforthepoor.org/msdcommunity. Os fundos arrecadados honrarão as 17 vidas perdidas com a construção de 20 novas casas para famílias que vivem em necessidade desesperada na comunidade de Buenos Aires, localizada no município de Dulce Nombre, Copán, Honduras. Mais informações: cityofparkland.org/MSD17; transmissões ao vivo em www.facebook.com/copfl, twitter.com/CityParklandFL ou instagram.com/cityofparkland/.

17:30h - Margate apresenta “Um dia de amor e lembrança.” Vigil at Margate Sports Complex (1695 Banks Rd., Margate). Acenderá 17 lanternas às 18h17, após um curto discurso de autoridades municipais e orador convidado Hunter Pollack, um ativista de segurança escolar cuja irmã mais nova, Meadow, foi assassinada em Stoneman Douglas. Mais informações: facebook.com/events/2889870101302007.

18:00h - Pembroke Pines fará uma vigília de oração no Charles F. Dodge City Centre Plaza (601 City Centre Way). Com informações do Local 10. 

Leia mais sobre o tiroteio e o julgamento de Nikolas Cruz nos links abaixo:

NIKOLAS CRUZ, ATIRADOR DE PARKLAND, PEDE PARA SER EXCLUÍDO DAS AUDIÊNCIAS

“O ENCANTO ACABOU” - FAMÍLIAS BRASILEIRAS CONTAM COMO O TIROTEIO EM PARKLAND AFETOU SUAS VIDAS

DEFESA DE NIKOLAS CRUZ, ATIRADOR DE PARKLAND, PEDE AFASTAMENTO DA JUÍZA DO CASO