Renovar carteira de habilitação vencida tem novos critérios na Flórida

Por Arlaine Castro

Motoristas que permitiram que sua carteira de motorista expirasse por um ano ou mais deverão completar os exames escritos e de visão antes de renovar sua carteira de motorista.

Há uma nova lei na Flórida que afetará os motoristas cuja carteira tenha expirado por um ano ou mais, de acordo com o coletor de impostos do condado de Escambia, Scott Lunsford.

A partir desta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021, os motoristas que permitiram que sua carteira de motorista expirasse por um ano ou mais deverão completar os exames escritos e de visão antes de renovar sua carteira de motorista.

As situações sujeitas a requisitos de reteste incluem:

-Candidatos que concluíram o exame de conhecimento Classe E, mas não o aplicaram para uma emissão dentro de um ano da data do exame;

-Candidatos que passaram de carteira de motorista para carteira de identidade e a carteira de motorista expirou há um ano ou mais;

-Candidatos que não solicitaram a renovação da carteira de motorista dentro do período de renovação inadimplente de um ano; e

-Candidatos que se candidatam a uma carteira de motorista da Flórida e sua carteira de motorista de fora do estado expirou há um ano ou mais. 

“As licenças da Classe E podem ser renovadas até 18 meses antes da expiração. Eu encorajo todos a renovar o mais cedo para evitar requisitos de reteste ”, disse Lunsford. “Os candidatos que desejam estudar para o exame podem acessar o Manual do Motorista oficial da Flórida por meio do nosso site.”

A carteira de motorista Classe E é a carteira de motorista padrão na Flórida.

Lei pode limitar as suspensões da carteira de habilitação causadas por dívidas judiciais não pagas

Os legisladores republicanos estão revivendo a legislação para garantir que os motoristas não tenham suas carteiras suspensas devido à incapacidade de pagar as custas judiciais.

O senador Tom Wright está mais uma vez apoiando a versão do projeto do Senado (SB 386). Byron Donalds, o patrocinador da Câmara no ano passado, está agora no Congresso. O Rep. Republicano Chip LaMarca está assumindo esse esforço antes da Sessão de 2021 (HB 557).

“A suspensão das licenças por infrações não relacionadas à direção limita a capacidade da pessoa de trabalhar e receber salários para pagar as multas e taxas. Tenho orgulho de patrocinar esta importante peça legislativa em um momento tão crucial para tantos de nossos cidadãos da Flórida ”.

A medida não abriria uma exceção para indivíduos com licença suspensa por causa de condução perigosa ou aqueles em atraso no pagamento de pensão alimentícia.

“Quando alguém perde a carteira de motorista, torna-se quase impossível manter o emprego e sustentar a família”, acrescentou LaMarca. “À medida que reconstruímos nossa economia, precisamos examinar todas as opções para os moradores da Flórida e acredito que devemos parar de suspender as licenças devido a dívidas judiciais.”

Cerca de um em cada oito motoristas teve sua licença suspensa em algum momento por falta de pagamento das custas judiciais, de acordo com estatísticas citadas pelo Centro de Justiça de Multas e Taxas. Mais de uma dúzia de estados já aprovaram legislação que promulga mudanças semelhantes.

As medidas também buscam instituir reformas mais amplas para os planos de pagamento de tribunais. As taxas mensais de serviço desapareceriam, e os indivíduos indigentes podem ter suas multas e taxas totalmente isentas.

Ambos os projetos de lei na última sessão passaram pelo processo do comitê, mas "morreram" pouco antes de chegar aos andares da Câmara e do Senado. Várias organizações de todo o espectro ideológico apoiaram uma mudança, incluindo a ACLU, Americans for Prosperity e várias empresas. Com informações do NorthEscambia.com e Florida Politics. 

Para mais informações e dúvidas, acesse direto o site do Florida Department of Highway Safety and Motor Vehicles (FLHSMV).