Meteorologistas alertam para forte tempestade de inverno no sul da Flórida

Por Arlaine Castro

Dentre as áreas que possivelmente serão afetadas se encontram Pembroke Pines, Hollywood, Miramar, Davie, Plantation, Sunrise, Lauderhill, Fort Lauderdale, Coral Springs, Pompano Beach, etc.

Na manhã desta terça-feira, 16, o National Weather Service emitiu um alerta sobre a previsão de forte tempestade no sul da Flórida. O estudo rastreou as condições climáticas de Tumarac por até 6 milhas (9,6km) a oeste e chegou a conclusão de que tempestades de raios e fortes chuvas podem ser
esperadas até amanhã.

Segundo a agência, a tempestade está se movendo para o nordeste a 15 milhas por hora (24 km/h) e há o risco de nuvens em formação de funil.

Dentre as áreas que possivelmente serão afetadas se encontram Pembroke Pines, Hollywood, Miramar, Davie, Plantation, Sunrise, Lauderhill, Fort Lauderdale, Coral Springs, Pompano Beach, Deerfield Beach, Tamarac, Margate, Lighthouse Point, Lauderdale-By-The-Sea, Highland Beach, Boca Raton e Delray Beach.

De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, mais de 150 milhões de pessoas em todo o país - um número que representa metade da população dos EUA - estão atualmente sob alertas de clima de inverno, a maioria dos quais permanecendo em vigor pelo menos até esta terça-feira.

Mortes

Pelo menos três pessoas foram encontradas mortas nesta terça-feira, depois que um tornado atingiu uma cidade litorânea na Carolina do Norte, no extremo de uma tempestade de inverno que deixou milhões de pessoas sem energia em temperaturas abaixo de zero e tornou as viagens traiçoeiras em muitos estados.

A tempestade destruiu as redes de energia e imobilizou as Planícies do Sul levando neve pesada e chuva congelante para a Nova Inglaterra e o Deep South, marcando este inverno com temperaturas frias recordes. Os avisos de sensação térmica se estendem do Canadá ao México.

Atrasos em vacinação

As tempestades de inverno estão causando atrasos no envio da vacina COVID para a Flórida. A rede Publix cancelou o agendamento de quarta-feira na Flórida para vacinações em suas cerca de 600 farmácias onde as vacinas são distribuídas.

O Departamento de Saúde do Condado de Palm Beach disse que 4.500 doses da vacina Moderna COVID que estava programada para receber foram adiadas devido à tempestade de neve. Mas 975 doses da vacina Pfizer foram entregues na segunda-feira conforme o esperado e transferidas para o distrito de saúde do condado de Palm Beach para distribuição aos idosos.

O Departamento de Saúde de Broward disse que seus locais comunitários distribuem a vacina Pfizer COVID e continuam a distribuir injeções. Um porta-voz do departamento de saúde local disse que seus seis locais continuam a vacinar e não foram afetados por atrasos no envio.

A Broward Health, que opera um local de vacinação em grande escala no Inter Miami CF Stadium em Fort Lauderdale, disse que recebeu 5.000 doses na semana passada.
Miami-Dade não comentou como os atrasos no envio afetarão sua distribuição em sites como Hard Rock Stadium e Marlins Park.

Até esta terça-feira, cerca de 2,38 milhões de pessoas na Flórida tinham sido vacinadas, de acordo com o Departamento de Saúde da Flórida. Mais de 1,1 milhão receberam uma segunda dose.  Fonte: South Florida Sun- Sentinel.