Lançado da Flórida, robô Perseverance pousa com sucesso em Marte

Por Arlaine Castro

Após sete meses e uma descida desesperadora de sete minutos, o rover Perseverance da NASA pousou com sucesso em Marte na tarde desta quinta-feira, 18.

Depois de uma viagem de sete meses e uma descida desesperadora de sete minutos, o robô Perseverance da NASA pousou com sucesso em Marte na tarde desta quinta-feira, 18, como parte de uma das mais ambiciosas missões ao espaço profundo da agência para procurar por sinais de vida antiga no planeta vermelho.

"Que dia incrível", disse Steve Jurczyk, administrador interino da NASA, logo após a confirmação do pouso.

"Que equipe incrível, o trabalho apesar de todas as adversidades e todos os desafios que acompanham o pouso de um robô em Marte, mais os desafios da COVID ... uma conquista incrível", acrescentou.

Poucos minutos após o pouso, o robô, apelidado de "Percy", enviou sua primeira imagem de volta à Terra.

A viagem do robô também ajudará a pavimentar o caminho para a futura exploração humana de Marte.

O Perseverance foi lançado da costa da Flórida em julho passado e, após uma jornada de sete meses pelo cosmos, pousou com sucesso na cratera Jezero de Marte às 3:55 da tarde (horário leste) desta quinta.

O pouso foi o resultado de mais de uma década de trabalho, mas não havia garantia de que o ocorreria sem problemas - apenas cerca de 50% de todas as tentativas anteriores de pouso em Marte tiveram sucesso, de acordo com a NASA.

Marte é difícil e nunca consideramos o sucesso garantido ", disse Thomas Zurbuchen, administrador associado do Diretório de Missões Científicas da NASA, durante uma entrevista coletiva na terça-feira.

Existe vida em Marte?

Zurbuchen acrescentou em um comunicado que Peseverance está "focado cientificamente em descobrir se alguma vez existiu alguma vida em Marte no passado."

"Para responder a essa pergunta, a equipe de pouso terá muito trabalho para nos levar à cratera de Jezero - o terreno marciano mais desafiador já planejado para um pouso", acrescentou.

A cratera de Jezero é o local onde um antigo rio desaguava em um lago em Marte, acreditam os cientistas, e onde os sinais de vida antiga podem ter sido mais bem preservados.

O robô de seis rodas é o quinto do tipo que a NASA envia para o planeta vermelho e o mais avançado. Tem aproximadamente o tamanho de um carro.

A duração da missão a partir de agora está definida para pelo menos um ano marciano, ou 687 dias terrestres.

O Perseverance é o terceiro a atingir Marte em uma semana, depois das missões da China e dos Emirados Árabes Unidos. Com informações da ABC News.