FBI alerta sobre golpe do "sequestro virtual" em Miami

Por Arlaine Castro

Mandado em Sunrise era para posse de material infantil pornográfico.

A polícia de Miami e o FBI estão alertando as pessoas para serem cautelosas com chamadas de extorsão por “sequestro virtual” - um golpe sofisticado que foi cometido contra um casal de Miami.

Os golpistas ligaram para a mulher e disseram que ela estava prestes a ser presa depois que seu número de previdência social foi comprometido. Ao mesmo tempo, ligaram também para o marido para dizer que a mulher e seu bebê recém-nascido tinham sido sequestrados e exigiram um resgate.

Aproveitando essas táticas de medo de 'tag-team', os golpistas enganaram o casal em US $ 12.000.
“Ele pensou que eu fui realmente sequestrada”, disse a esposa. “Foi um dos piores dias de nossas vidas”, lembra o marido.

As vítimas, que preferiram não se identificar, compartilharam a história para evitar que mais pessoas caiam nesse golpe.

O golpe

A esposa disse que normalmente não atende chamadas desconhecidas, mas como ela estava procurando emprego depois de ficar desempregada em meio à pandemia, ela pensou que o código de área 786 recebido estava relacionado à sua procura de emprego.

Na linha, um golpista, que ligou alegando ser do escritório da previdência social, disse que ela estava à beira da prisão porque sua identidade havia sido roubada e ela estava ligada a atividades ilegais que incluíam tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no oeste do Texas .

Para remediar a situação, disseram-lhe que ela precisava abrir uma nova conta financeira no que eles disseram ser uma conta bitcoin segura. Ela moveria $ 12.000 de sua conta bancária e depositaria em uma máquina de bitcoin em um posto de gasolina de Miami que foi informada. Eles também disseram que ela não poderia atender ligações de seu marido, caso contrário, isso o implicaria na situação de roubo de identidade.

“A história era realmente maluca, mas naquele momento eu estava muito nervosa”, disse ela.

A certa altura, quando seu bebê chorava por comida, os golpistas também a convenceram a enviar uma foto do bebê para mostrar que o recém-nascido estava bem.

Enquanto ela estava fazendo isso, outro golpista ligou para o marido. Eles enviaram a ele a foto do bebê junto com o texto "Você quer seu bebê de volta ou não?" Uma ligação já o havia levado a acreditar que sua esposa e bebê haviam sido sequestrados. Em seguida, eles exigiram um resgate, enviando outro texto, que dizia: “Você é responsável por sua família”.

Ele relata um momento emocionante quando os golpistas disseram que sua esposa e filho estavam no banco de trás de um carro em um determinado endereço. Quando ele chegou lá, não viu o carro e começou a correr freneticamente para todos os carros estacionados na área, checando os bancos traseiros, procurando por sua esposa e bebê. Ele então chamou a polícia.

A polícia ficou com ele, orientando-o a não enviar dinheiro, mas a manter os golpistas ao telefone enquanto rastreavam o celular dela para encontrá-la. Na ocasião, os agentes pensaram que estavam resgatando uma vítima de sequestro, mas o que encontraram foi a vítima de um esquema de fraude em massa.

O golpe é sofisticado, alerta a polícia. Os golpistas ligaram para o casal ao mesmo tempo e também escolheram endereços para promover o esquema perto de onde moravam. Eles até tiveram várias outras ligações fingindo ser policiais, garantindo a ela que a ligação da previdência social era real.
Eu me sinto péssima ”, disse a mulher. “Não sei por que continuei. Eu estava tão assustada."

“Quando você recebe um telefonema de que está com problemas com a lei, está ameaçado de prisão, está sendo informado de que sua esposa está sendo sequestrada por você, você não está no estado de espírito certo”, declarou a Polícia Criminal de Miami. Chefe Adjunto da Divisão de Investigações, Armando Aguilar. “É muito importante estar ciente desses golpes com antecedência, então, se você receber uma dessas ligações, saberá exatamente com o que está lidando.”

As agências governamentais, explicou o chefe, não vão ligar para você fazendo ameaças de prisão. Sua melhor aposta é ligar de volta para a agência que afirma estar ligando para você. Se você receber uma reclamação de sequestro, chame a polícia.

O que fazer em caso de ligações do tipo: 

  • Fique calmo
  • Tente desacelerar a situação
  • Evite compartilhar informações sobre você ou sua família durante a ligação
  • Peça para falar diretamente com a vítima. Pergunte: “Como posso saber se meu ente querido está bem?”
  • Solicite que a vítima sequestrada ligue de volta de seu telefone celular
  • Ouça atentamente a voz da vítima sequestrada se ela falar e faça perguntas que somente ela saberá
  • Se eles não permitirem que você fale com a vítima, peça-lhes para descrever a vítima ou o veículo que dirigem, se aplicável
  • Enquanto estiver na linha com supostos sequestradores, tente ligar para a suposta vítima de sequestro de outro telefone
  • Tente enviar uma mensagem de texto ou entrar em contato com a vítima pelas redes sociais
  • Tente localizar fisicamente a vítima
  • Para ganhar tempo, repita o pedido do golpista e diga a ele que você está anotando a demanda ou diga a ele que você precisa de tempo para arrumar o que precisa
  • Não desafie ou discuta diretamente com o autor da chamada, mantenha sua voz baixa e firme. 

Se você tiver alguma dúvida sobre se a ligação é um esquema de extorsão ou um sequestro legítimo, entre em contato com o escritório do FBI mais próximo ou ligue para o 911 imediatamente. Com informações do Local 10.