Cubanas grávidas são resgatadas após balsa virar na costa da Flórida

Por Arlaine Castro

No sábado, 20, a Guarda Costeira dos EUA resgatou cinco homens na enseada de Lake Worth, que estavam há 16 dias em alto-mar desde que deixaram Cuba. Cuba.

O Gabinete do Xerife do Condado de Martin divulgou um vídeo na segunda-feira, 22, mostrando que uma balsa improvisada com oito imigrantes cubanos - duas mulheres grávidas e seis homens - pegou uma grande onda e virou no domingo perto de Port Saint Lucie.

A tripulação do Air1 do MCSO encontrou os imigrantes ao sul de Waveland Beach. Uma equipe de civis e policiais do condado de St. Lucie e pessoal de resgate de bombeiros os resgataram e os trouxeram para a costa.

Os imigrantes disseram à polícia que eram de Cuba e que estavam no mar há mais de 16 dias. O pessoal do Resgate de Incêndio os levou aos hospitais locais e todos estavam em condições estáveis, de acordo com o MCSO.

O estado de desespero é tal que as grávidas cubanas se aventuraram em alto mar em uma embarcação improvisada lotada na tentativa de chegar aos Estados Unidos, afirmaram os agentes.

Resgate de cubanos no mar

As autoridades federais já impediram mais imigrantes cubanos neste ano fiscal de 2020-2021, que começou em outubro, do que durante todo o ano fiscal de 2019-2020.

No sábado, a Guarda Costeira dos EUA resgatou cinco homens a cerca de duas milhas a sudeste da enseada de Lake Worth. Os imigrantes disseram à Guarda Costeira que passaram 16 dias no mar desde que deixaram Cuba.

Na sexta-feira, a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA deteve 13 imigrantes haitianos e um suposto contrabandista dos EUA em Dania Beach. Testemunhas os viram correndo para fora de dois barcos.

Em 12 de fevereiro, a Guarda Costeira procurou em vão por dois grupos de imigrantes que desapareceram no mar. Um grupo de 10 desapareceu perto de Florida Keys e um grupo de seis perto de Fort Pierce.

O desespero dos imigrantes que tentam entrar nos EUA pelo mar é tanto que se arriscam em embarcações improvisadas e sem nenhuma segurança. No início do mês, a Guarda Costeira encontrou um barco feito de blocos de isopor e madeira que um grupo de imigrantes cubanos usou para sair de Havana. 

Com informações do Local 10.