Professores e policiais serão os próximos na fila para a vacina COVID-19 na FL

Por Arlaine Castro

Professores perto da imunização.

Aos poucos a Flórida começa a expandir os grupos prioritários para receber a vacina contra a covid-19. O governador Ron DeSantis disse nesta terça-feira, 23, que os idosos ainda serão a prioridade, mas os professores e policiais também serão os próximos grupos a serem elegíveis para as vacinas.

“Nosso objetivo é fazer isso à medida que mais vacinas se tornam disponíveis”, disse DeSantis. No entanto, os detalhes e uma data para a inclusão desses grupos ainda estão pendentes.

Segundo o governador, ele gostaria que os quatro novos locais de vacinação apoiados pelo governo federal que serão abertos na próxima semana no estado vacinassem professores e policiais com 50 anos ou mais.

Os locais irão administrar até 2.000 vacinas por dia. Um será inaugurado no campus oeste do Valencia College, em Kirkman Road, Orlando. Haverá pontos semelhantes em Miami, Tampa e Jacksonville.

Vacinação em farmácias 

DeSantis falou sobre incluir professores e policiais nesta terça-feira ao anunciar a expansão da vacinação nas farmácias CVS no estado como parte do Programa Federal de Farmácias de Varejo.

As vacinas estão programadas para chegar ainda nesta terça-feira e a programação pode começar na quarta-feira para 81 locais selecionados da Farmácia CVS, Farmácia CVS e Mais, e locais Navarro Discount Pharmacy em toda a Flórida.

Entre aqueles que o instaram a considerar a ampliação dos critérios para vacinação estava o prefeito de Broward Steve Geller, que lhe escreveu na semana passada pedindo que pessoas com 55 anos ou mais, todos os professores e mais socorristas tivessem acesso ao próximo lançamento de vacina na Flórida. “A vacinação de professores ajudará no retorno total das crianças às nossas escolas”, escreveu ele.

Geller disse na terça-feira que se o fornecimento da vacina permanecer estável, todos os adultos em Broward devem ter acesso à sua primeira injeção de vacina até 30 de junho. 

A Flórida está vacinando atualmente apenas quatro grupos prioritários: Profissionais de saúde, funcionários e residentes de instituições de longa permanência, pessoas com 65 anos ou mais e aqueles considerados de alto risco para o vírus, como socorristas, bombeiros e paramédicos, bem como funcionários do Departamento de Saúde. Com informações do Sun Sentinel.

Saiba mais sobre a vacinação na Flórida aqui.