Tratamento para Covid pouco usado pode salvar vidas na Flórida

Por Livia Mendes

A infusão de anticorpos também se mostrou eficaz em variantes da covid-19.

A infusão de anticorpos é um tratamento pouco conhecido, mas que é oferecido no sul da Flórida e, se administrado nos primeiros estágios da infecção por Covid-19, pode amenizar sintomas, prevenir uma piora no quadro e uma possível hospitalização. Médicos afirmam que nem todo mundo sabe sobre essa possibilidade e que os resultados que tem sido observados são promissores.


O tratamento dura um total de duas horas: uma hora para a infusão e outra hora em que o paciente fica em observação até ser liberado para casa. Essa forma de cuidar da doença ainda é recente, chegou ao sul da Flórida em dezembro quando o Memorial Healthcare System abriu um ambulatório em Pembroke Pines para oferecer infusões de anticorpos monoclonais.


Pessoas que são testadas positivamente para Covid-19 têm apresentado uma melhora progressiva quando a infusão é feita até dez dias após o surgimento dos primeiros sintomas. Desde o início do ano, 430 pessoas já foram tratadas por esse método, mas o hospital afirma que ainda possui mais de 600 doses disponíveis.

Essa é uma realidade não só da Flórida, mas de diversos outros estados. As doses de infusão de anticorpos monoclonais estão paradas em geladeiras nos hospitais ao redor dos Estados Unidos, tendo sido ministrados apenas 20% do estoque. Mesmo depois da surpreendente recuperação de Donald Trump, que fez o tratamento após ser contaminado pelo coronavírus, a demanda tem sido bem abaixo do esperado.
Uma das razões para esse desuso pode ser a falta de informação. Especialistas sugerem que além dos pacientes, muitos dos médicos ainda não conhecimento sobre o tratamento. Especialistas recomendam que seja feita uma maior divulgação sobre a infusão de anticorpos para que mais vidas sejam salvas.

 

Fonte: Sun Sentinel