Pessoas de grupos de risco abaixo de 65 anos podem receber vacina na Flórida

Por Livia Mendes

Governador do estado ampliou elegibilidade para vacinação de pessoas com comorbidades.

O governador do estado da Flórida, Ron DeSantis, assinou na última sexta-feira (26) uma ordem executiva que permite que pessoas abaixo dos 65 anos consideradas “extremamente vulneráveis à Covid-19” possam se vacinar contra o vírus.


Antes, as vacinas voltadas a esses grupos só poderiam ser aplicadas em hospitais, que tinham autonomia para avaliar quais condições e pacientes poderiam receber a imunização. Agora com o decreto, pessoas de grupos de risco abaixo dos 65 anos poderão se dirigir a farmácias para receberem a dose.


A ordem executiva, entretanto, ainda não inclui postos de vacinação do estado ou dos condados na permissão e não especifica quais documentações devem ser apresentadas às farmácias participantes no momento da vacinação.


Grupos de defesa de pessoas com uma variedade de doenças que as colocam em maior risco de morrer de COVID-19, incluindo pessoas com síndrome de Down (que apresentam riso cinco vezes maior de serem hospitalizadas), têm pedido ao estado para expandir o acesso a doses de vacina para os clinicamente vulneráveis.


Estão incluídos na categoria vulneráveis pessoas com câncer, doença renal crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença arterial coronariana, cardiomiopatia, pacientes com transplante de órgãos sólidos, obesidade, gravidez, histórico de tabagismo e diabetes tipo 2.


Além dos hospitais, as vacinas podem ser adquiridas por pessoas com comorbidades em farmácias que estão oferecendo a imunização e consultórios médicos.

Vacina para maiores de 50 anos

O governador também prometeu assinar uma ordem executiva ainda hoje (01) que irá incluir outros três grupos de pessoas a cima de 50 anos a serem elegíveis para a vacinação regular. São eles agentes da lei, bombeiros e funcionários de escolas.

DeSantis fez a promessa em uma conferência de imprensa no Florida Capitol nessa segunda-feira. Os detalhes da elegibilidade para a vacinação não ficaram claros como por exemplo, quando, exatamente essas pessoas poderão se vacinar ou se professores substitutos estariam listados na categoria.

Saiba onde se vacinar e onde fazer o teste do coronavírus.

Fontes: Sun Sentinel e Miami Herald