Morador da Flórida com mais de 50 anos: saiba como e onde se vacinar

Por Livia Mendes

A Flórida ampliou vacinação para pessoas com 50 anos ou mais que sejam funcionários de escola de ensino fundamental e médio, policiais e bombeiros.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, expandiu no início da semana a elegibilidade de vacinação para pessoas acima dos 50 anos que trabalham como professores, bombeiros e agentes da lei. Entretanto, o pronunciamento do governador, deixou algumas dúvidas sem serem respondidas.


É preciso se registrar? Como fazer o cadastro? Quais documentos levar? Essas são algumas das perguntas que estavam sem resposta desde o pronunciamento de DeSantis. Agora, com mais informações sobre o assunto, essas questões podem ser esclarecidas.


Quem pode se vacinar?


A partir de 3 de março, residentes e funcionários de instituições de longa permanência, qualquer pessoa com 65 anos ou mais, pessoas com menos de 65 anos que sejam consideradas por médicos clinicamente vulneráveis, pessoas que trabalham na área da saúde que ficam em contato direto com pacientes, pessoas com 50 anos ou mais que sejam funcionários de escola de ensino fundamental e médio, policiais e bombeiros.


Desde o dia 21 de janeiro, foi emitido um Public Health Advisory (aviso de saúde pública) que prioriza a vacinação para residentes da Flórida ou indivíduos que estão no estado com o objetivo de fornecer serviços de saúde envolvendo contato direto a pacientes.


Residentes sazonais que atendam aos critérios acima listados também poderão se vacinar.


Qual documentação levar?

Para provar residência, um adulto residente deve fornecer uma cópia de sua carteira de motorista válida da Flórida ou uma cópia de um cartão de identificação válido da Flórida. Além disso, é recomendado também que se leve o cartão do seguro saúde.


Já residentes sazonais podem apresentar cópias de dois dos seguintes comprovantes: uma escritura, hipoteca, extrato mensal da hipoteca, livreto de pagamento da hipoteca ou contrato de aluguel ou arrendamento residencial; um comprovante de endereço residencial do pai, padrasto ou tutor legal do residente sazonal ou outra pessoa com quem o residente sazonal reside e uma declaração da pessoa com quem o residente sazonal reside declarando que o residente sazonal reside com ele ou ela; uma conexão de utilitário ou ordem de serviço datada de 60 dias antes do registro; uma conta de serviço público, com não mais de 2 meses; correspondência de uma instituição financeira, incluindo extratos de conta corrente, poupança ou investimento, com não mais de 2 meses; correio de uma agência governamental federal, estadual, municipal ou municipal com até 2 meses.


Como funciona a vacinação?

Como os suprimentos de vacinas são limitados, o estado desenvolveu um sistema de pré-registro para agendar as aplicações. O pré-registro, pode ser feito online pelo site oficial ou por telefone (clique aqui para acessar a lista de telefones de registro por condado).


Não é necessário pagar pela vacina, já que o governo do estado está cobrindo os custos da imunização. Os provedores podem recuperar uma taxa pela administração da injeção, mas não dos consumidores. Eles seriam reembolsados pela seguradora do paciente ou pelo governo (no caso de beneficiários do Medicare e Medicaid e dos não segurados, por exemplo).


As vacinas atualmente disponíveis no estado (Pfizer e Moderna) necessitam de uma segunda dose para garantirem a eficácia do imunizante. A data recomendada para a segunda injeção é três semanas após a primeira dose da vacina Pfizer e quatro semanas para a Moderna, mas o CDC diz que um intervalo de até seis semanas é aceitável. O paciente deve obter um cartão do seu provedor informando quando e onde retornar para a segunda dose.


Ainda não se sabe quanto tempo dura a imunidade de uma vacina contra o coronavírus e se ela precisa ser administrada regularmente, como uma vacina contra a gripe.


Além disso, autoridades recomendam que pessoas que já foram vacinadas continuem seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19, como utilização de máscara, lavagem regular de mãos, assim como evitar aglomerações e tocar o rosto e manter o distanciamento social.


Onde receber o imunizante?

Mais de 800 farmácias de varejo na Flórida que agendam consultas de vacinas para indivíduos elegíveis. Além das farmácias, hospitais e os departamentos de saúde do condado estão administrando as vacinas.
Os departamentos de saúde do condado podem exigir que o indivíduo se inscreva para uma consulta.

Verifique o Departamento de Saúde do seu condado ou o site do governo do condado para mais informações.

Clique aqui e encontre o local de vacinação mais próximo de você. 


Caso você ainda não esteja na lista de pessoas elegíveis para a vacinação, poderá ser feito o cadastro pelo site para receber a notificação de quando a vacina estará disponível para seu grupo.


Fontes: Florida Health Covid e AARP