Miami-Dade College oferece vacinação em massa

Por Livia Mendes

Militares foram enviados ao posto de vacinação em Miami onde filas de carros se formam antes do sol nascer com pessoas em busca de vacinas.

O novo posto de vacinação instalado no campus norte do Miami-Dade College está oferecendo vacinas em massa para moradores que se encontram nos grupos elegíveis. Apesar de ser recomendado fazer o agendamento para receber o imunizante, as pessoas também podem se apresentar para receberem a dose em sistema “walk-up”.

Atualmente, as pessoas elegíveis para a vacinação são moradores da Flórida com mais de 65 anos ou moradores do estado abaixo dessa idade que apresentem alguma condição de risco. Estão incluídos na categoria vulneráveis pessoas com câncer, doença renal crônica, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença arterial coronariana, cardiomiopatia, pacientes com transplante de órgãos sólidos, obesidade, gravidez, histórico de tabagismo e diabetes tipo 2.

Segundo o presidente do campus, Fermin Vazquez, interessados podem comparecer ao local sem aviso prévio, apresentarem a documentação e os agentes de saúde irão fazer o cadastro e aplicar a dose logo em seguida.


Ainda segundo Vazquez, o campus oferece grande espaço para que a vacinação em massa aconteça sem transtornos, com cerca de 1.000 vagas de estacionamento disponíveis e mais espaços podem ser abertos se o tráfego aumentar. Além disso, funcionários federais têm carrinhos de golfe prontos para transportar pessoas com dificuldade para andar entre as tendas da unidade.


Marty Bahamonde, porta-voz da Federal Emergency Management Agency (FEMA), que administra o posto, disse que espera que as pessoas percebam que não há demora no atendimento e na vacinação oferecidos no campus.


Juntamente ao MDC North, a FEMA está supervisionando outros dois sites de satélite esta semana: um em Florida City (650 NW Fifth Ave) e um em Sweetwater (250 SW 114th Ave).


Esses sites satélites estão abertos das 9h às 17h e não requerem marcação. Eles estão programados para fechar depois de 10 de março em favor de novos locais. O site MDC Norte opera das 7h às 19h, sete dias por semana, sem data de fechamento planejada.


Em Miami-Dade, cerca de 340 mil pessoas receberam pelo menos uma dose de vacinação, de acordo com dados do condado, o que equivale a cerca de 13% da população em um condado com cerca de 2,7 milhões de habitantes.


O posto do MDC, localizado em 11380 NW 27th Ave, é um dos quatro centros de vacinação em massa que a administração Biden abriu na quarta-feira em toda a Flórida. A mais próxima das demais fica em Tampa, com centros também em Orlando e Jacksonville, que estão abertos a qualquer residente elegível do estado.

Cerca de 140 militares de Fort Riley, Kansas, e da Base da Força Aérea Shaw na Carolina do Sul foram enviados a Miami para o posto de vacinação. A Casa Branca disse que o local foi escolhido em parte pelos bairros vizinhos de moradores de baixa renda, onde as taxas de vacinação têm diminuído e também pelo fato de haver uma parada de ônibus municipal fora da entrada do campus, proporcionando aos passageiros em trânsito uma curta caminhada até o centro de vacinação.

Para fazer o agendamento da vacina, acesse o site myvaccine.fl.gov ou ligue para 888-499-0840. Para encontrar outros postos de vacinação clique aqui.

Fontes: Local 10 e Miami Herald