Especialistas alertam sobre o risco de contágio durante spring break

Por Livia Mendes

Autoridades fazem apelo para que as pessoas não permitam que as variantes mais contagiosas tenham uma oportunidade de se espalhar pelos EUA.

O spring break começa este mês para centenas de universidades e o tradicional recesso pode levar a um número expressivo de contaminados nos Estados Unidos durante o período, uma vez que a contaminação por variantes do coronavírus ameaça ultrapassar as vacinações.


Segundo o Dr. Peter Hotez, reitor da National School of Tropical Medicine at Baylor College of Medicine, esse é o momento perfeito para o vírus se espalhar. O médico teme que os jovens, vindos de diversos estados do país, não respeitem os protocolos de utilização de máscara e distanciamento social. Isso somado à variante B.1.1.7, identificada na Inglaterra e altamente contagiosa, se espalhando na Flórida e o fato de que os estudantes irão voltar aos seus estados ao fim do recesso, reforça o risco que especialistas têm apontado sobre o contágio ultrapassar a vacinação.


Pesquisas mostram que, nos Estados Unidos, a variante B.1.1.7 é 59% a 74% mais transmissível do que o coronavírus original. Além disso, Hotez afirmou que o estado da Flórida tem a maior porcentagem dessa cepa nos EUA. "As férias de primavera na Flórida podem significar um desastre para o país”, afirmou o médico.


Outros estados com praias populares também podem se tornar plataformas de lançamento para novos surtos, especialmente Texas e Mississippi, onde os governadores retiraram a obrigatoriedade do uso de máscara ou o farão em breve. Sobre a decisão, Hotez disse que o abandono de um mandato de máscara terá um efeito cascata em todo o país.


Devido a esse receio, algumas universidades, como Ohio State e State University of New York, cancelaram as férias de primavera para tentar minimizar novas infecções.


Especialistas também alertam que as pessoas não podem contar apenas com um resultado de teste negativo para se sentirem seguras, já que o exame pode levar a falsos negativos (caso seja feito muito no início da infecção). Além disso, uma pessoa contaminada pode ser contagiosa mesmo sem apresentar sintomas.


O fato de jovens terem maior probabilidade de serem assintomáticos quando infectados aumenta a preocupação, já que eles podem espalhar o vírus para amigos e familiares sem perceberem. Outro fator que preocupa especialistas é o fato de que a maioria dos estudantes universitários não foi vacinada contra Covid-19, já que as campanhas de vacinação estão priorizando a população idosa.


Com base em todos esses estudos, Peter Hotez disse que este não é o momento de enviar jovens para a Flórida e depois manda-los de volta aos seus estados de origem correndo o risco de disseminar a cepa identificada na Inglaterra por todo o país. A diretora do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Rochelle Walensky, deu suporte ao apleo de Hotez e pediu para que os americanos não viagem durante o spring break.


Fonte: CNN