Pelo 10° ano consecutivo, o inverno da Flórida se manteve mais quente que a média

Por Livia Mendes

As temperaturas foram de um a dois graus mais altas do que a média.

Embora o inverno tenha trazido frio e neve para grande parte do país, o sul da Flórida teve um inverno mais quente do que o normal pelo décimo ano consecutivo, de acordo com um relatório do National Weather Service (NWS).


As temperaturas médias no inverno foram de um a dois graus mais altas do que a média de 30 anos para o sul da Flórida nos principais locais de medição do clima nos aeroportos em Fort Lauderdale, Hollywood e West Palm Beach.


Apesar de as temperaturas de dezembro terem sido mais frias do que o normal e janeiro perto do normal, fevereiro, o ponto de inflexão do inverno da Flórida, aqueceu a região quando um sistema subtropical de alta pressão trouxe um escudo contra o vórtex polar que atingiu grande parte do país.


Só o aquecimento registrado em fevereiro foi suficiente para trazer a média do inverno acima do normal. Se não fosse pelo aumento de temperatura registrado no mês passado, o sul da Flórida teria um inverno apenas mediano.


Sobre o sistema de alta pressão que protegeu o sul do estado, o meteorologista do NWS, Robert Molleda, disse que “se esse padrão tivesse sido diferente parte daquele ar frio teria descido para a Flórida”, explicou.
As frentes frias frequentes do início do inverno fizeram com que Fort Lauderdale tivesse 10 dias "frios" neste inverno, com temperaturas entre 70°F e 50°F (21°C e 10°C).


As temperaturas mais baixas do inverno para a maior parte do sul da Flórida ocorreram em 4 de fevereiro, quando atingiu 30 e 40 graus fahrenheit (-1°C e 4,5°C).


“Por um tempo, as temperaturas ficaram bastante próximas das médias”, disse Molleda, e então veio a alta subtropical, quando o sul Flórida registrou altas temperaturas (80°F/27°C) quase todos os dias após 6 de fevereiro.


Também foi um inverno seco, com quase todo o sul da Flórida abaixo da média normal para chuvas. O National Weather Service previu o padrão de seca em de outubro, citando o padrão climático La Niña como causa.


Nenhum tornado foi relatado durante a estação no sul da Flórida e a maior rajada de vento foi de 58 mph (93km/h) no cais de Lake Worth. Também ocorreram menos tempestades do que o normal.


Fonte: Sun Sentinel