Governador da Flórida cancela multas de covid-19

Por Livia Mendes

Decisão de DeSantis inicia uma disputa sobre as multas e a fiscalização de segurança.

O governador Ron DeSantis eliminou na última quinta-feira (11) todas as multas relacionadas à COVID-19 do ano passado contra pessoas e empresas. Algumas autoridades do sul da Flórida não estão contentes com a decisão do governador e planejam manter o cumprimento de suas regras e multas voltadas para a segurança.


A nova ordem de DeSantis rejeitou multas que foram emitidas contra pessoas e empresas por violar as leis covid-19 locais, incluindo violações de máscara, entre 1º de março de 2020 e a última quarta-feira (10).

O argumento usado pelos contrários à decisão é que essas medidas são necessárias para ajudar a conter a propagação do vírus, especialmente porque uma multidão de pessoas tem lotado bares e praias do sul da Flórida durante o spring break.

Steve Geller, prefeito do condado de Broward, que mantém a regra dos seis pés de distância, foi um dos que se posicionou contra a decisão do governador. “Se vamos proteger o público, precisamos de maneiras de fazer cumprir nossas ordens”, disse Geller.

DeSantis considerou as multas dos governos locais como “sem precedentes” e afirmou ainda que a maioria das restrições não tem surtido efeito. “Queremos ir em frente e queremos que as pessoas tomem decisões, mas não o queremos sob o governo de mão pesada”, disse o governador na coletiva de imprensa de quinta-feira (11) em Lake City.

Como a ordem foi redigida cancelava as multas posteriores à quarta-feira (10), o condado de Broward diz que a ordem não se referia a nenhuma multa emitida de quinta-feira (11) em diante. Portanto, o condado planeja continuar alertando, multando e fechando negócios que não cumpram as regras locais.

A ordem de DeSantis não deixa claro se os governos locais devem pagar as multas cobradas no ano passado, e o gabinete do governador não respondeu a perguntas sobre a ordem e os planos do condado de Broward.

Embora as multas já impostas não possam ser cobradas por infrações anteriores, funcionários do Broward disseram na quinta-feira que não reembolsarão nenhum dinheiro já pago.

Fonte: Sun Sentinel