FPL propõe aumentar as contas de luz em 18% até 2025

Por Arlaine Castro

Os clientes de pequenas e médias empresas verão aumentos nas taxas anuais de 3,9% a 4,4% entre 2021 e 2025, disse a concessionária.

Os clientes da Florida Power & Light verão suas contas mensais de eletricidade aumentarem 18% até 2025 de acordo com o plano de tarifas de quatro anos proposto pela concessionária, submetido aos reguladores estaduais de energia. 

Os aumentos de taxas, gerando cerca de US $ 2 bilhões, seriam escalonados no início em 2022 e ajudariam a financiar US $ 29 bilhões em melhorias planejadas, incluindo a expansão da geração de gás natural e energia solar, endurecimento da rede de distribuição da empresa para reduzir interrupções em tempestades e preparação para crescimento futuro de clientes. A FPL disse em um comunicado à imprensa nesta sexta-feira, 12. 

De acordo com a empresa, uma família típica que agora paga $ 99 por 1.000 kWh por mês pagaria $ 117 por mês quando os aumentos de tarifas forem totalmente implementados em 2025.

Os clientes de pequenas e médias empresas verão aumentos nas taxas anuais de 3,9% a 4,4% entre 2021 e 2025, disse a concessionária. Grandes clientes comerciais e industriais com estruturas de taxas mais complexas devem entrar em contato com seus gerentes de contas para obter informações sobre os ajustes de taxas.

A concessionária enfatizou que as contas típicas de residências e pequenas e médias empresas permanecerão “bem abaixo” da média nacional até 2025, mesmo com os aumentos de taxas propostos. Graças às eficiências implementadas nas últimas duas décadas, os clientes típicos da FPL estão pagando cerca de 10% menos hoje do que em 2006, disse a empresa.

As melhorias financiadas pelos aumentos das taxas incluem:

Investimento contínuo no plano da FPL de instalar 30 milhões de painéis solares no estado até 2030.
Construção da maior bateria solar integrada do mundo e trabalho em um projeto piloto de hidrogênio verde, "uma tecnologia que poderia um dia desbloquear eletricidade 100% livre de carbono que está disponível 24 horas por dia."

Conclusão da nova usina "ultraeficiente" movida a gás natural em Dania Beach em meados de 2022.
Nova infraestrutura necessária para atender 500.000 novos clientes com previsão de mudança para o estado entre 2018 e 2025.

Richard Gentry, o novo advogado público do estado, uma posição criada pelo legislativo para representar os clientes de serviços públicos nos processos de revisão de taxas da Comissão de Serviços Públicos da Flórida, disse que ainda não teve tempo de estudar a proposta da FPL. “Para ser bem honesto, ainda não formei uma opinião”, disse ele nesta sexta-feira. “Vou ler a petição e os documentos associados e começar por aí.”

O antecessor de Gentry, J.R. Kelly, criticou em janeiro o retorno de 11,5% sobre o investimento que a FPL disse que planejava propor, chamando-o de "não razoável em termos das taxas de juros de hoje, que estão em um nível mais baixo."

A FPL espera que a Comissão de Serviço Público tome uma decisão sobre sua proposta de plano de taxas de quatro anos ainda este ano.

Uma subsidiária da NextEra Energy, a FPL será fundida com a recém-adquirida Gulf Power no próximo ano e atenderá 5,6 milhões de clientes do Panhandle à costa sudeste da Flórida. Com informações do Sun Sentinel.