Pirarucu é a mais nova espécie invasora encontrada na Flórida

Por Arlaine Castro

O pirarucu é nativo do rio Amazonas na América do Sul e é um dos maiores peixes predadores do mundo.

A Flórida já está em uma batalha com espécies perigosas e invasivas, como a píton birmanesa, a iguana verde e o peixe-leão, e agora há um novo predador no estado chamado pirarucu (arapaima, em inglês). É um peixe nativo do Rio Amazonas e que pode crescer até 3 metros de comprimento e pesar centenas de quilos.

O pirarucu é um dos maiores peixes predadores do mundo. Suas escamas são consideradas tão impenetráveis quanto uma armadura. Um deles foi encontrado morto recentemente no Parque Jaycee de Cape Coral ao longo do rio Caloosahatchee, que vai do Lago Okeechobee a oeste até o Golfo do México.

O aparecimento do pirarucu na Flórida foi confirmado pela Comissão de Conservação de Peixes e Vida Selvagem da Flórida, que investiga o fato e ainda não sabe dizer como o animal apareceu nessa região.
Há uma chance de que alguém o tenha como animal de estimação e o tenha lançado na selva. Ou, sugere Constantino, “alguém poderia tê-lo trazido aqui já morto e jogado-o no rio. Não há como dizer. Não sabemos. ”

“Não consigo imaginar que seja bom para o nosso ecossistema”, disse o capitão Josh Constantine, que pesca nas águas perto do rio Caloosahatchee há mais de 20 anos. E ele está certo. O pirarucu, por seu apetite variado e voraz, é uma ameaça para a vida selvagem nativa da Flórida. Também é capaz de produzir centenas de milhares de ovos durante sua vida.

Reprodução

Ainda não há evidências de que o pirarucu tenha se reproduzido na natureza na Flórida, segundo a FWC. Além disso, a comissão disse que os habitats do pirarucu são limitados por sua sensibilidade à água fria - eles podem até morrer em águas com temperatura de 60 graus ou mais fria. No entanto, eles poderiam sobreviver nas águas do extremo sudeste da Flórida.

A Dra. Katherine Galloway, bióloga da Nicholls State University e especialista em peixes-leão, disse que o pirarucu bota ovos em fevereiro, março e abril, portanto, pode levar mais tempo para estabelecer sua presença.

Galloway disse que o peixe-leão se alimenta de peixes comercial e economicamente importantes, algo que afeta o turismo de mergulho.

Dito isso, assim como o peixe-leão, o pirarucu se alimenta de peixes comercialmente importantes, aumentando sua ameaça à economia.

Funcionários estaduais da vida selvagem pedem a qualquer pessoa que pesque ou veja um pirarucu ou outra espécie não nativa de peixes de água doce na natureza para ligar para a Exotic Species Hotline em 1-888-IVE-GOT1 (1-888-483-4681), relatar através do FWC I Tenho um aplicativo ou denuncie on-line em I'veGot1.org. Com informações da NBC Miami.