Miami está na disputa para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2026

Por Livia Mendes

A Copa do Mundo FIFA de 2026 está um passo mais perto de possivelmente chegar ao Hard Rock Stadium.

Miami está em uma pequena lista de 17 cidades que competem para ser uma das 10 a 12 cidades-sede dos EUA. A Copa do Mundo de 2026, a primeira com 48 seleções, se espalhará por três cidades canadenses, três mexicanas e de 10 a 12 cidades dos Estados Unidos.

Na última a sexta-feira (12), a cidade deu mais um passo para sediar o evento, quando os funcionários da candidatura de Miami se reuniram virtualmente com representantes da FIFA para discutir a logística e as operações necessárias para levarem os jogos de 2026 ao Hard Rock Stadium em Miami Gardens.

O grupo analisou a infraestrutura, o gramado, o potencial comercial, a sustentabilidade, a experiência dos fãs e as iniciativas de direitos humanos do Hard Rock Stadium. Entre as instalações de treinamento que estariam disponíveis estão o complexo da Inter Miami em Fort Lauderdale, a nova instalação de treinamento Dolphins, a Barry University, a FIU, a St. Thomas University e o Marlins Park, se necessário.

“Miami está em uma posição única para sediar a Copa do Mundo FIFA de 2026 e estou feliz por estarmos avançando no processo de seleção”, disse a prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava. “Como um dos principais destinos do futebol, líder mundial em sediar grandes eventos e lar de uma comunidade internacional diversificada, Miami é o lugar perfeito para sediar a primeira Copa do Mundo da FIFA na América do Norte em mais de 32 anos”, afirmou

Dentre os pontos fortes para fazer com que Miami se torne uma cidade sede estão: Miami-Fort Lauderdale ficou em primeiro lugar entre todos os mercados dos EUA em audiência da Copa do Mundo de 2018 na Telemundo em espanhol e em segundo lugar na cobertura geral da Fox em inglês. Além disso, a partida “El Clasico Miami” entre os gigantes espanhóis FC Barcelona e Real Madrid em 2017 no Hard Rock Stadium em Miami Gardens gerou $ 15 milhões em vendas de ingressos, o jogo de futebol de maior bilheteria da história dos EUA.

As outras cidades dos EUA na lista de finalistas são: Atlanta (Estádio Mercedes-Benz); Baltimore (M&T Bank Stadium); Boston (Gillette Stadium); Cincinnati (Estádio Paul Brown); Dallas (AT&T Stadium); Denver (Empower Field em Mile High); Houston (NRG Stadium); Kansas City (Estádio Arrowhead); Los Angeles (Rose Bowl); Nashville (Estádio Nissan); Nova York / Nova Jersey (MetLife Stadium); Orlando (Estádio Camping World); Filadélfia (Lincoln Financial Field); Área da Baía de São Francisco (Levi’s Stadium); Seattle (campo de lúmen); e Washington, D.C. (FedEx Field).

“Miami não é estranha para sediar grandes eventos esportivos, e o Hard Rock Stadium é o local perfeito para a Copa do Mundo FIFA de 2026”, disse Todd Boyan, vice-presidente sênior de operações de estádio do Hard Rock Stadium. “Estamos ansiosos para dar as boas-vindas à FIFA em Miami ainda este ano, para que possamos mostrar a eles em primeira mão a tecnologia de ponta e as comodidades de primeira classe que temos a oferecer no Hard Rock Stadium.”

As próximas etapas no processo de seleção da Copa do Mundo incluem uma visita presencial no terceiro trimestre de 2021, com uma decisão final sobre as cidades-sede prevista para o final do ano.

Fontes: Local 10 e Miami Herald