Miami-Dade abrirá vacinação para maiores de 40 anos

Por Livia Mendes

Prefeita de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, em pronunciamento na última sexta-feira (19).

Os locais de vacinação geridos pelo condado de Miami-Dade irão administrar doses de vacina para qualquer pessoa com 40 anos ou mais a partir de 29 de março, disse a prefeita Daniella Levine Cava na sexta-feira (19), estabelecendo um critério mais permissivo do que o que o governador Ron DeSantis permitiu até agora.

DeSantis disse na sexta-feira (19) que estava mudando o limite de idade em todo o estado para 50 anos ou mais na segunda-feira (22) e planejava continuar reduzindo as restrições de idade nas próximas semanas. Miami-Dade administra três locais de vacinação somente com hora marcada, no Tropical Park, no Zoo Miami e no Homestead Sports Complex. Pessoas de qualquer idade podem se inscrever na lista de espera em miamidade.gov/vaccine.

Levine Cava é a segunda prefeita de um grande condado a anunciar suas próprias restrições de idade, rompendo com as regras estaduais que anteriormente definiam o padrão para a maioria dos locais. O prefeito do condado de Orange, Jerry Demings, disse na quinta-feira (18) que o local de vacinação administrado pelo condado no centro de convenções local vacinaria qualquer pessoa com 40 anos ou mais a partir de segunda-feira (22).

DeSantis se opôs a Demings em declarações em uma entrevista coletiva matinal, realizada antes do anúncio de Levine Cava. “A decisão não é dele. Existe uma estrutura no estado da Flórida em termos de como essas decisões são tomadas”, disse o governador.

Em uma reunião matinal com os comissários do condado, Levine Cava apresentou seu próprio plano para abrir os locais do condado para todos os adultos em meados de abril, cumprindo com a solicitação feita pelo presidente Joe Biden, que pediu aos estados que tornem as vacinas disponíveis para todos os adultos até 1º de maio. O plano de Levine Cava consiste em fazer com que o limite de idade do condado caia 10 anos a cada sete dias e, a partir de 12 de abril a redução semanal seria de 20 anos.

Uma combinação de locais estaduais (Hard Rock Stadium, Marlins Park) e locais apoiados pelo governo federal (Miami Dade College North), hospitais, farmácias e locais do condado estão vacinando cerca de 18.000 pessoas por dia, de acordo com dados estaduais. Isso é mais do que o dobro do ritmo diário de vacinação de 8.500 definido um mês atrás. O ritmo começou a atingir um patamar há cerca de uma semana. Enquanto isso o MDC North e locais de vizinhança apoiados pelo governo federal relataram menos comparecimento do que nas semanas anteriores.

A partir de segunda-feira (22), as pessoas elegíveis para a vacina na Flórida incluem qualquer morador com 50 anos ou mais. Critérios estaduais adicionais anteriores também permanecem em vigor: profissionais de saúde com contato direto com o paciente, residentes e funcionários de instituições de longa permanência e qualquer pessoa considerada por um médico como "extremamente vulnerável" ao COVID-19 devido a uma condição médica preexistente.

DeSantis não reduziu as restrições de idade para professores, funcionários da escola e funcionários de creches. Os funcionários da escola pré-K-12, não importa sua idade, podem ser vacinados em locais administrados pelo condado e farmácias que participam do programa federal de vacinação. Esses incluem Publix, Walmart, Winn-Dixie e CVS.

Os centros de vacinação com apoio federal - MDC North e sites de satélite walk-up em Charles Hadley Park em Liberty City e South Miami-Dade Cultural Arts Center em Cutler Bay - também oferecem vacinas para professores do pré-ensino fundamental ao décimo segundo ano, funcionários da escola e creches trabalhadores de qualquer idade

Fonte: Miami Herald