Miami Beach implementa toque de recolher para controlar springbreak

Por Livia Mendes

Cidade declarou estado de emergência e está adotando medidas para controlar as multidões.

A cidade de Miami Beach está aplicando uma série de medidas de segurança, incluindo toque de recolher noturno e fechamento de rodovias, por pelo menos 72 horas, na tentativa de controlar as multidões nas férias de primavera que, segundo a polícia, têm sido particularmente turbulentas nesta temporada.

Às 20h00 o toque de recolher entrará em vigor no sábado à noite, abrangendo a Ocean Drive, a Collins Avenue, a Washington Avenue e a Española Way, da 5th para a 16th Street. Os restaurantes da área, que antes eram autorizados a fazer entregas de comida até as 6 da manhã, agora estão proibidos de ficar abertos após a meia-noite para entregas.

Todos os restaurantes, bares e empresas devem ser fechados até o toque de recolher, e a polícia também estará liberando as vias públicas. As medidas foram anunciadas pelo prefeito, Dan Gelber, em uma coletiva de imprensa no sábado (20).

Gelber disse suspeitar que o volume de multidões deste ano tenha sido maior do que nos anos anteriores devido ao fato de que "há muito poucos lugares no país abertos" além de South Beach. Além disso, o chefe da polícia de Miami Beach, Rick Clements, observou que os policiais estavam tendo dificuldade em controlar as multidões, apesar da ajuda de vários departamentos de polícia.

Também foi informado pelas autoridades que uma nova reunião será feita para discutir as medidas implementadas. Será decidido então, se as restrições serão mantidas, modificadas ou se outras novas medidas adicionais serão implementadas nas próximas 72 horas.

A decisão se seguiu a semanas de confrontos entre a polícia e grandes multidões, brigas e surtos ocasionais de violência, incluindo tiroteios. Gelber e autoridades de saúde pública também alertaram sobre os riscos de espalhar o COVID-19 entre a multidão de visitantes que lotam a cidade.

“Nossa cidade nesta área tornou-se um estopim, e não podemos ter uma política de simplesmente esperar que não esteja aceso”, disse Dan Gelber. “Quando você vê o tipo de tiroteio e comportamento tumultuado, seu plano não pode ser esperança e sorte, você tem que agir”, completou.

É possível ver em vídeos publicados nas redes sociais que as pessoas não estão obedecendo o toque de recolher e que a polícia local precisa intervir. A autora do vídeo abaixo afirma que a gravação foi feita 30 minutos depois do toque de recolher, mostrando que as pessoas não estão cumprindo com a restrição.

Neste outro vídeo, registra a chegada da polícia para dispersar uma multidão.

Para algumas empresas que esperam que o turismo de março ajude a iniciar sua recuperação pós-COVID, o anúncio os pegou de surpresa. Segundo proprietários da região, os negócios aumentaram nas últimas semanas, já que os turistas estão voltando mais uma vez a Miami Beach.

Entretanto, o presidente da Ocean Drive Association, Jonathan Plutzik, dono do Betsy Hotel, disse no sábado que apóia o toque de recolher e as restrições de entrada (apesar do impacto financeiro que isso terá nos restaurantes de South Beach) porque garantir a segurança na mundialmente famosa avenida garantirá a economia de longo prazo viabilidade.

Fontes: NCB Miami e Miami Herald