Garoto de 9 anos é mordido por tubarão em Miami Beach

Por Arlaine Castro

Jay Weiskopf, de 9 anos, recebeu 120 pontos no ombro.

Um garoto de 9 anos foi mordido por tubarão em Miami Beach no último domingo, 21. A família é de Minnesota e veio de férias para Miami.

O casal Kristine e Ren Weiskopf passou a maior parte do último domingo no hospital depois que seu filho de 9 anos foi mordido por um tubarão na praia (na Second Street), no domingo de manhã.

Kristine disse que ela e seu filho, Jay, ficaram na água apenas por alguns minutos e estavam na parte rasa. Mas foi tempo suficiente para que a criança fosse mordida no ombro.

“Eu estava segurando a mão dele o tempo todo e ele estava surfando um pouco e tinha caído de bruços”, disse Kristine. Quando o puxou para cima, Kristine percebeu que havia um corte e pedaço de pele faltando no ombro do menino. Rapidamente havia muito sangue na água.

“Ele apenas disse:‘ Ai ’e eu olhei para baixo e vi um tubarão cinza de pouco mais de um metro de comprimento nadando para longe, então eu o peguei e corri até sair da água”, disse Kristine. “Tentei não surtar, peguei-o no colo, corri até a praia. Duas enfermeiras que estavam lá deram os primeiros socorros e então os paramédicos vieram muito rápido.”

O garoto foi socorrido pelo Miami Beach Fire Rescue e transportado para o Jackson Memorial Hospital, onde passou por cirurgia para fechar o ferimento. Ele levou 120 pontos e estava na UTI até esta segunda-feira, mas sem risco de morte.

"Quer dizer, se tivesse atingido seu rosto, se tivesse atingido sua perna, poderia ter sido muito pior, ou até mesmo seu lado onde há órgãos. Ele teve muita sorte por uma situação horrível", completou a mãe.

A família alerta também outras pessoas que estavam na mesma área da praia e se dizem preocupados porque a praia não foi interditada para banho, apesar do ocorrido.

“O problema é que praia ainda está aberta e as crianças ainda estão lá brincando, e estão no mesmo local onde meu filho acabou de ser atacado. Não sei se é apenas por causa das férias de primavera de qualquer coisa, mas a praia deveria ser fechada, ”disse Ren.

Ataques na Flórida 

FLÓRIDA CONTINUA SENDO A CAPITAL GLOBAL DOS ATAQUES DE TUBARÃO

No ano passado, os EUA relataram 33 ataques de tubarão não provocados, respondendo por cerca de 58% do número total de ataques de tubarão não provocados que ocorreram em todo o mundo, de acordo com o Resumo Anual de Ataques de Tubarões do Mundo do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF).

Dos 33 ataques de tubarão não provocados nos Estados Unidos em 2020, 16 deles foram na Flórida. Os 16 casos do estado representam 28% das mordidas não provocadas em todo o mundo.

“Por décadas, a Flórida liderou os índices globais em número de mordidas de tubarão, e essa tendência continuou em 2020”, disse ISAF em seu resumo. “No entanto, o estado viu uma queda significativa em relação à sua média anual de cinco anos mais recente, de 30 incidentes.”

Oito das mordidas de tubarão na Flórida, ou 50% do total do estado em 2020, ocorreram no condado de Volusia, de acordo com a ISAF.

Embora a Flórida geralmente seja o lar da maioria dos ataques não provocados, o estado não teve nenhuma morte confirmada no ano passado. Com informações do WSVN e Sun Sentinel.