Boca Raton vai multar quem jogar máscaras no chão

Por Gazeta Brazilian News

Los Angeles aprovou uma portaria semelhante no verão passado, e algumas outras cidades nos EUA e na Europa seguiram.

Se você for pego jogando no chão sua máscara, luvas ou outro equipamento de proteção individual (EPI) COVID-19 em Boca Raton, poderá receber uma multa de $ 250. O conselho municipal aprovou por unanimidade a nova regra na terça-feira (23), com efeito imediato.

O vereador Andy Thomson apresentou a proposta, primeira desse tipo na Flórida, em uma reunião da comissão em 23 de fevereiro, mas o conselho não discutiu o assunto. Thomson recolhe o lixo enquanto corre e corre pelas ruas de Boca. Ele disse que as máscaras que vê espalhadas nas calçadas, estacionamentos e estradas são “nojentas e até perigosas”, e ele queria reprimir os infratores.

Em meados de fevereiro, ele correu cerca de 50 milhas e recolheu 110 libras de lixo, incluindo 140 pedaços de EPI. Na terça-feira, ele havia mais do que dobrado todos os três números.

“Boca Raton é uma cidade limpa e bonita”, disse ele na terça-feira. “Hoje tomamos medidas para garantir que continuaríamos assim, abordando o problema crescente de lixo de EPI. Agradeço que meus colegas concordaram que o Boca deve liderar a proteção de nosso paraíso no sul da Flórida”.

Antes da nova regra, se um policial ou oficial de aplicação do código de Boca Raton visse alguém jogando no chão qualquer tipo de lixo, ele poderia emitir uma multa de $ 50 e se o lixo fosse jogado nos cursos d'água, a multa aumenta para US $ 100.

Apesar de uma porta-voz da cidade ter afirmado não ter recebido comentários do público em apoio ou oposição à proposta desde que ela foi apresentada, Thomson disse que a comunidade apoia a portaria.

“Recebi um feedback extremamente positivo dos residentes sobre a proposta”, disse ele. “Eles passaram a ver o lixo EPI não apenas como uma questão ambiental ou de saúde pública, mas como uma questão de orgulho de nossa cidade.”

A deputada estadual Emily Slosberg, cujo distrito inclui partes de Boca Raton, Delray Beach e Boynton Beach, está em contato com Thomson e ouviu reclamações semelhantes de outras cidades.

Slosberg disse que apoiaria uma emenda a um projeto existente para torná-lo uma lei estadual, mas ela ainda está em processo de pesquisa. Ela disse que a legislatura estadual ainda tem algumas semanas para apresentar a emenda.

Fonte Sun Sentinel