FIU anuncia retorno às aulas em condições pré-COVID-19

Por Livia Mendes

Campus da Florida International University.

A Florida International University retornará às aulas normais pré-COVID neste verão, anunciou o Reitor e Vice-Presidente Executivo Kenneth Furton na última terça-feira (23).

No ano passado, a maior universidade pública do sul da Flórida ministrou um número significativo de suas aulas online ou com distanciamento social presencial, medidas que tentaram conter a disseminação do vírus mortal.

Mas agora, com as vacinações em andamento, a escola está pronta para oferecer uma “experiência robusta e segura no campus para os alunos”, escreveu Furton em um e-mail enviado à comunidade da FIU.

Furton também alertou que, se necessário, a FIU rescindirá seus planos no campus. Mas ele não especificou quais mudanças nas condições desencadeariam isso. “Devido à natureza fluida da pandemia, permaneceremos flexíveis e ágeis”, disse Furton.

Como serão as aulas

A partir do verão de 2021, a universidade programará todos os cursos nas três modalidades que usava antes da pandemia: totalmente online, totalmente presencial e híbrido (uma mistura de online e presencial).

A FIU vai abandonar as outras duas modalidades que usou nesta primavera por causa da pandemia: remota (reunião de alunos e professores ao vivo online durante os dias e horários programados) e hyflex (uma versão flexível do híbrido em que alunos e professores se encontram pessoalmente para um menor quantidade de tempo).

Os cursos da sessão A de verão (de 10 de maio a 18 de junho) e da sessão C de verão (de 10 de maio a 30 de julho) implementarão distanciamento físico de 6 pés de distância.

Os cursos do verão B (de 21 de junho a 30 de julho) e do semestre de outono (de 23 de agosto a 11 de dezembro) não implementarão distanciamento físico e irão restabelecer as capacidades das salas de aula pré-COVID-19.

No entanto, Maydel Santana, porta-voz da FIU, confirmou ao Herald que outras diretrizes de segurança permanecerão em vigor, incluindo máscaras, divisórias de vidro de acrílico, lavagem e limpeza frequentes das mãos, testes e rastreamento de contato.

“Continuaremos seguindo as diretrizes do CDC e os conselhos de nossos próprios especialistas do Comitê de Saúde à medida que as coisas evoluem”, disse ela por e-mail.

Para permitir a construção do novo cronograma do curso, a FIU atrasou em uma semana a data de inscrição no verão e no outono. Os alunos poderão vê-lo em 1º de abril e se inscrever a partir de 6 de abril.

Em seu e-mail, Furton disse que espera que a FIU use todas as 207 salas de aula de uso geral, além de salas de aula adicionais quando necessário. Mas, se a universidade precisar de ainda mais espaço na sala de aula, eles primeiro tentarão usar outros espaços da FIU e, em seguida, "explorar a possibilidade de espaços externos".

Fonte: Miami Herald