DeSantis exige o fim do "bloqueio nacional" dos navios de cruzeiro

Por Arlaine Castro

Navios estão parados desde março, quando o CDC emitiu proibição de embarque de passageiros.

O governador Ron DeSantis realizou uma mesa redonda nesta sexta-feira, 26, em Port Canaveral com executivos de cruzeiros marítimos e empresas que trabalham na área, momento em que pediu aos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA que rescindam sua ordem de proibição das viagens de navios de cruzeiro.

“Se há uma coisa que aprendemos no ano passado, é que os bloqueios não funcionam e os moradores da Flórida merecem o direito de ganhar a vida”, disse DeSantis. “A indústria de cruzeiros é essencial para a economia do nosso estado e mantê-la fechada até novembro seria devastador para os homens e mulheres que dependem das empresas de cruzeiros para seu sustento e suas famílias. Peço ao CDC que rescinda imediatamente esta ordem de proibição de navegação sem base para permitir que os moradores da Flórida neste setor voltem ao trabalho. ”

A ordem de proibição do CDC para navios de cruzeiro está em vigor desde março do ano passado e vai até 1º de novembro deste ano.

Alguns executivos de linhas de cruzeiro que falaram na mesa redonda disseram que tiveram de demitir centenas de funcionários, mas seriam capazes de contratá-los de volta imediatamente assim que a ordem de proibição de embarque fosse cancelada.

Executivos de empresas menores que fazem negócios com linhas de cruzeiro disseram que também tiveram de demitir funcionários e que têm um backup do estoque que não podem vender porque é de marca específica para certas linhas de cruzeiro.

Eles também disseram que seriam capazes de recontratar funcionários demitidos, mas somente se a ordem de proibição de embarque for suspensa em breve, pois seus negócios podem não ser capazes de sobreviver por mais seis meses da situação atual.

Dessa forma, os executivos e outros profissionais do setor demonstraram sua frustração porque os navios de cruzeiros foram autorizados a navegar em 10 regiões em todo o mundo e até agora não houve nenhum surto de COVID-19 nos navios.

“Além da falta de orientação, o governo federal negligenciou o fornecimento de fundos de ajuda aos portos marítimos, enquanto os aeroportos e agências de trânsito receberam assistência por meio de pacotes de ajuda anteriores”, afirmou um comunicado à imprensa do gabinete do governador. “No início deste mês, o governador DeSantis recomendou que os portos marítimos da Flórida recebessem $ 258,2 milhões da parte do estado do American Rescue Plan Act de 2021, para contabilizar as perdas acumuladas devido à ordem de proibição de embarque.”

“Um relatório de setembro de 2020 da Comissão Marítima Federal estimou que durante os primeiros 6 meses da pandemia, as perdas na Flórida devido ao fechamento da indústria de cruzeiros totalizaram US $ 3,2 bilhões em atividade econômica, incluindo 49.500 empregos pagando US $ 2,3 bilhões em salários”, segundo comunicado à imprensa. “Além disso, a Flórida viu impactos indiretos abrangentes em todo o estado - de aeroportos e transporte terrestre a hotéis, restaurantes e destinos turísticos.” Com informações do Sun Sentinel e Local 10. 

Confira abaixo publicação do governador sobre o assunto. 

Had a great meeting about resuming cruises -- the CDC should rescind its destructive no-sail order. Floridians who rely...

Publicado por Governor Ron DeSantis em Sexta-feira, 26 de março de 2021