Responsáveis estão preocupados com testes escolares (FSA) presenciais na Flórida

Por Livia Mendes

Os alunos das escolas públicas da Flórida vão retomar os testes padronizados este ano.

O estado da Flórida irá retornar com os testes padronizados presenciais das escolas públicas (FSA tests) ainda esse ano e isso tem causado preocupação em muitos pais e responsáveis. Com isso, o Florida Department of Education (FDE) está buscando a participação popular sobre a obtenção de uma isenção do governo federal para suspender o uso dos resultados dos testes para medidas de responsabilização.

A isenção suspenderia a exigência de 95% da população escolar de fazer o teste e dar “notas” às escolas com base nos resultados do teste. Sendo assim, as notas dos alunos não seriam impactadas pelas avaliações de padrões federais e estaduais, conduzidas no próximo mês.

O estado diz que o avanço desses testes traz vários benefícios para os alunos mais necessitados. Cheryl Etters, porta-voz do FDE, disse que as avaliações garantem a equidade e informam diretamente o currículo e a instrução para os milhões de alunos em risco da Flórida.

“Os resultados das avaliações ajudam a identificar os alunos que precisam de suporte especializado e determinar quando os alunos deixam de usar os suportes especializados e retornam à instrução totalmente inclusiva com seus colegas”, escreveu Etters por e-mail. “Os resultados também ajudam os professores a modificar o ensino para apoiar as necessidades individuais dos alunos e ajudá-los a cumprir suas metas de crescimento exclusivas”, afirmou.

Ela disse que mais de um milhão de avaliações estaduais já foram administradas com segurança, em todo o estado, desde o verão de 2020. “O fato é que os distritos e escolas da Flórida provaram que as escolas operacionais e as avaliações administrativas podem ser feitas com segurança”, disse Etters.

Mary Keinath, vice-presidente de defesa da Associação de Pais e Alunos e Professores da Nautilus Middle, convocou pais da escola South Pointe Elementary, North Beach Elementary e Nautilus para enviar comentários ao estado. Ela teme que as escolas percam fundos federais porque ela está confiante de que o limite de 95% não será atingido.

Ela firmou que não pretende enviar os filhos à escola para realizarem os testes e disse que muitos pais se sentem da mesma forma. Segundo Etters, quase 400 e-mails com comentários sobre a isenção federal foram enviados ao FDE na tarde de quinta-feira (25). Pais e responsáveis têm até 31 de março para enviarem seus comentários.

O problema do teste padronizado surgiu várias vezes em reuniões recentes com o Conselho Escolar do Condado de Miami-Dade. Pouco mais da metade - 52% - dos alunos das escolas públicas tradicionais de Miami-Dade ainda aprendem em casa. Uma porta-voz do distrito escolar disse que 70% das escolas públicas tradicionais têm a maioria dos alunos aprendendo fisicamente em sala de aula.

O superintendente Alberto Carvalho ressaltou que os testes, que são escalonados, não são opcionais e disse que a melhor resposta que eles poderiam dar aos pais é repassar informações do estado. Carvalho disse ainda que as escolas estão fazendo acomodações especiais, como usar espaços não tradicionais como auditórios e centros de mídia, e continuando a impor o distanciamento social.

Fonte: Miami Herald