Residentes de South Beach exigem mudanças sobre spring break

Por Livia Mendes

Moradores se mobilizaram em South Beach exigindo mais controle e restrições durante o spring break.

Enquanto visitantes se reuniam em South Beach no sábado durante o spring break, cerca de 80 residentes realizaram uma manifestação fora da Prefeitura de Miami Beach reclamando que a vida noturna da cidade saiu do controle. Os manifestantes cobravam que líderes eleitos exercessem maior controle sobre as festas feitas pelos turistas antes que as novas multidões cheguem para o Memorial Day.

Kristen Rosen Gonzalez, uma ex-comissária da cidade, pediu uma repressão da cidade aos hotéis e bares ao longo da Ocean Drive, um dos destinos noturnos mais populares da cidade. O protesto capturou a dinâmica tensa que se desenrolou em South Beach durante as férias de primavera.

A cidade impôs um toque de recolher às 20 horas no distrito de entretenimento no sábado passado, cancelando a festa da madrugada depois que incidentes de vandalismo e violência entre as multidões viraram notícias internacionais e irritaram os residentes.

Sensibilidades raciais enquadraram alguns dos comentários diante de um público predominantemente branco no comício de sábado, enquanto os palestrantes enfatizavam que Miami Beach precisa ser acolhedora para todos, exceto aqueles que quebram as regras.

Cynietra Copeland, 38, disse no comício que estava cansada do comportamento turbulento dos visitantes, mas disse que Miami Beach precisa de uma abordagem mais ativa para melhorar a situação.

“A maioria dos vídeos mostra pessoas que se parecem comigo se comportando mal, disse Copeland, que é negro e diretor de contas de uma empresa de bebidas energéticas. “Não é justo segmentar um grupo demográfico, porque nem sempre foi um grupo demográfico”, afirmou.

O toque de recolher de South Beach fez com que os turistas se dirigissem ao bairro de Flamingo Park, onde alguns dançaram em carros e subiram nas varandas dos apartamentos. Entretanto, depois que a polícia colocou em prática um novo plano de controle de multidões, os moradores disseram que as coisas estavam muito mais calmas neste fim de semana na região.

“Funcionou bem”, disse Shirley Plantin, diretora do Community Relations Board de Miami-Dade e membro da operação de boa vontade. “Falamos com as pessoas. Acabamos de informá-los que havia um toque de recolher e não queremos que todos vocês se envolvam com a aplicação da lei desnecessariamente”, disse.

Fonte: Miami Herald