Donos de restaurante em Jacksonville confessaram contratar indocumentados

Por Livia Mendes

Restaurante Red Bowl em 12553 Bartram Park Blvd em Jacksonville.

Um casal que mora em Palm Coast confessou ser culpado de acusações federais relacionadas ao emprego de “estrangeiros indocumentados” em seus restaurantes em Palm Coast e Jacksonville. Ambos foram idiciados em 14 de setembro de 2020.

Ji Qiu e sua esposa Gui Yang, ambos da China e residentes permanentes legais dos EUA, eram proprietários e operavam o restaurante Red Bowl em Bartram Park Boulevard, e o restaurante Red Bowl Poké & Hibachi em Crosshill Boulevard, ambos em Jacksonville e o Restaurante chique Sushi & Grill na East Highway 100 em Palm Coast.

Ji Qiu se confessou culpado de abrigar estrangeiros indocumentados para obter vantagens comerciais e ganhos financeiros privados e enfrenta uma pena máxima de 10 anos de prisão federal.
Já sua esposa, Gui Yang, se confessou culpada de estabelecer uma empresa comercial com o objetivo de burlar as leis de imigração dos Estados Unidos e pode pegar uma pena máxima de cinco anos de prisão federal.

De acordo com documentos judiciais, a partir do início de 2019, agentes federais viram vans transportando pessoas que pareciam ser funcionários, entre os restaurantes e as casas localizadas nas proximidades dos restaurantes. Os agentes gravaram vídeos em várias ocasiões, de acordo com uma reclamação.

Agentes federais disseram que alguns dos trabalhadores estavam legalmente no país, mas outros não. Os agentes identificaram vários que eram da Guatemala e estavam no país sem a devida documentação.

Os investigadores vasculharam duas casas localizadas perto dos restaurantes e encontraram quartos improvisados. Na casa de Palm Coast, eles não encontraram piso na casa e alguns quartos não tinham colchões.

Em uma casa em Bartram Springs, alguns quartos tinham colchões, um tinha apenas um berço dobrável com poucos lençóis e a casa foi feita para acomodar um grande grupo de pessoas.

Um dos funcionários disse aos investigadores que nunca foi solicitado pelos proprietários do restaurante para mostrar seus documentos quando foi contratado. O funcionário disse ainda que recebia $ 2.300 por mês em dinheiro por trabalhar como sushi chef no Red Bowl seis dias por semana, 11 horas por dia. Ele disse que recebeu alimentação, moradia e transporte e não pagava nada por aluguel.

Os cidadãos guatemaltecos indocumentados no país, um dos quais tem 19 anos, serão deportados ou libertados enquanto aguardam o processo de imigração.

Fonte: News 4 Jax