Prefeito recusa abrigo de crianças migrantes no Orange County Convention Center

Por Livia Mendes

Crinaça migrante aguarda sua vez de tomar banho na instalação de detenção do Department of Homeland Security de Donna, Texas, o principal centro de detenção para crianças desacompanhadas no Vale do Rio Grande.

O prefeito de Orange County, Jerry Demings, disse nesta quarta-feira (31) que as autoridades federais pretendem abrigar até cinco mil crianças no Orange County Convention Center. “Eles obviamente têm um grande problema”, disse ele sobre os funcionários da Imigração e Alfândega dos EUA e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, citando a crise humanitária na fronteira no sul do país.

Demings disse que recusou o pedido, porque o Centro de Convenções havia sido paralisado durante grande parte da pandemia tendo seus eventos como feiras e convenções cancelados ou adiados. Entretanto, o espaço tem recebido recentemente um aumento no número de reservas para o verão.

O prefeito disse que as autoridades federais, incluindo representantes da Federal Emergency Management Agency (FEMA), visitaram o Centro de Convenções para uma inspeção geral, mas que não foram discutidas taxas de hospedagem e aluguel do espaço.

“Conversamos sobre segurança e sobre o que eles precisariam para tornar este [local] muito humano para as crianças”, disse Demings. “Não queríamos que nenhuma parte do ambiente se parecesse com campo de detenção, muito robusto, do tipo prisão que vimos em todo o país”, afirmou.

As autoridades federais precisariam de pelo menos 300 mil pés quadrados (27.870 m²), provavelmente a partir de junho. “Exploramos a opção (...) mas, infelizmente, realmente não temos o espaço disponível que eles procuravam”, disse Demings.

“Bem, há boas notícias e más notícias aqui”, disse ele. “A boa notícia é que temos shows agendados. A má notícia é que existem milhares de crianças desacompanhadas que precisam de abrigo. Isso é uma má notícia para todos. [O governo federal] tem um pequeno desafio, eu acho, localizar instalações grandes o suficiente para acomodar cinco mil crianças”, disse.

Crise na fronteira

O número de crianças migrantes desacompanhadas nas instalações da fronteira atingiu seu ponto mais alto no domingo (28), desde que o governo federal começou a divulgar os dados.

A CNN informou que o governo dos EUA estima que precisará de mais de 34 mil camas adicionais para manter o número projetado de crianças desacompanhadas que podem chegar à fronteira dos EUA com o México de abril a setembro.

A administração Biden quer que as crianças fiquem em abrigos administrados pela Health and Human Services, a agência encarregada de cuidar de menores migrantes assim que entrem nos EUA.

O governo Biden permitiu esta semana um grupo de jornalistas dentro de seu principal centro de detenção para crianças migrantes na fronteira dos Estados Unidos com o México. Os relatórios descreveram uma estrutura severamente superlotada, onde mais de quatro mil migrantes, incluindo crianças e famílias, estão amontoados em cápsulas e os mais jovens foram mantidos em um grande cercadinho com esteiras no chão para dormir.

Orange County Convention Center

Demings disse que as autoridades descreveram o local proposto para o abrigo como um "centro de descompressão".

“Por sermos um destino turístico e adequado para crianças, além de termos um grande centro de convenções, provavelmente foi uma coisa natural para eles procurarem aqui”, disse o prefeito. “Temos sido bons parceiros não só do estado, mas do governo federal em várias iniciativas aqui recentemente. Então, também, acho que eles nos viam como um governo amigável”, afirmou.

Atualmente, o Centro de Convenções tem sido usado como um local de teste COVID-19 e tem oferecido cerca de 3.400 vacinas por dia.

Mais de 70 convenções programadas para o complexo do Condado de Orange foram canceladas no ano passado por causa da pandemia. Entre as grandes perdas estavam a Healthcare Information & Management Systems Society’s Global Health Conference and Exhibition, que previa atrair mais de 44 mil participantes, e o MegaCon Orlando, o programa de cultura pop que atrai fãs de quadrinhos, filmes e TV.

Mas, desde então, o centro adicionou mais de uma dúzia de convenções previamente programadas para outros destinos que devem ter um impacto econômico estimado de $ 124 milhões, de acordo com cálculos do Visit Orlando. Os calendários de primavera e verão do local incluem uma programação de torneios de basquete e vôlei, com expectativa de atrair cerca de 100 mil convidados.

Fonte: Orlando Sentinel