Ordem de evacuação é emitida em Piney Point devido a risco iminente de vazamento

Por Livia Mendes

Barragens de Piney Point com água contaminada correm risco de vazar.

Uma ordem de evacuação foi emitida para um raio de meia milha ao sul e um raio de 1 milha ao norte do antigo reservatório de retenção de águas residuais da fábrica de fertilizantes de Piney Point. Sendo assim, pessoas que estão localizadas oitocentos metros ao sul da Buckeye Road, da US 41 à O'Neil Road ou 1,6km ao norte de Buckeye Road, estendendo-se até Airport Manatee, entre a US 41 e Curiosity Creek devem se realocar o mais rápido possível.

Os funcionários do Florida Department of Environmental Protection (DEP) disseram que os residentes e empresas devem fazer planos para evacuar imediatamente e os indivíduos afetados podem ligar para 311 para obter mais informações.

Uma reunião de emergência entre o DEP e os gestores de risco do condado foi realizada na última sexta-feira (02) para discutir o novo vazamento na parede do reservatório, que começou por volta das 16 horas. Apesar de as autoridades estarem trabalhando para conter o problema, a situação continua mudando constantemente.

"A água do reservatório atende aos padrões de qualidade para águas marinhas com exceção de pH, fósforo total, nitrogênio total e nitrogênio total amoníaco. É ligeiramente ácida, mas não em um nível que se espera seja uma preocupação, nem que seja tóxico ", acrescentou a declaração DEP.

Apesar da declaração, ambientalistas temem que, além dos danos óbvios de inundação nas casas próximas, o vazamento poderia causar o surgimento de algas na baía, agravar a maré vermelha e resultar na morte de peixes.

PINEY POINT

Piney Point é uma fábrica de fosfato abandonada localizada ao norte de Palmetto, no condado de Manatee, perto da costa de Tampa Bay. A estrutura foi construída em 1966 e produziu fertilizante por décadas até ser oficialmente abandonada pela Mulberry Corporation em 2001. A planta está localizada em uma área ambientalmente sensível, perto de Bishop Harbour e da Terra Ceia Aquatic Preserve.

O QUE PERMANECE NO LOCAL?

Pilhas de gesso e tanques cheios de águas residuais, subprodutos da produção de fertilizantes que apresentam riscos ambientais. O fosfogesso é um subproduto ligeiramente radioativo sem valor comercial. É uma prática da indústria armazená-lo em pilhas e há duas pilhas no site de Piney Point.

Também no local estão lagoas cheias de água contaminada com nutrientes e metais pesados, como o cádmio, retidos por barragens envelhecidas. As barragens atingiram a capacidade inúmeras vezes ao longo dos anos, exigindo liberações de emergência em Tampa Bay. A água, utilizada no processo de produção de fertilizantes, é corrosiva e ácida, se tornando tóxica para o ambiente marinho e tem sido associada à proliferação de algas nocivas.

Fonte: Fox 13 News