Área de evacuação de Piney Point é expandida e DeSantis declara estado de emergência

Por Livia Mendes

Autoridades tetaram, sem sucesso, conter vazamento na barragem.

As autoridades na Flórida expandiram a área de evacuação obrigatória perto do reservatório de águas residuais de Piney Point no sábado (03) por causa de um vazamento significativo que as autoridades temem que possa levar a inundações e ao colapso de um sistema com material radioativo. A zona de evacuação original em torno do reservatório de Piney Point rompido se expandiu meia milha a oeste e uma milha a sudoeste para Moccasin Wallow Road.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência no condado de Manatee no sábado (03), depois que um vazamento significativo em um grande lago de águas servidas ameaçou inundar estradas e romper um sistema que armazena águas poluídas.

Moradores próximos ao reservatório de Piney Point receberam um alerta via texto dizendo para deixar a área imediatamente porque o colapso era "iminente". As autoridades expandiram a área de evacuação no final do sábado para incluir mais casas, mas disseram que não planejavam abrir abrigos.

Ruptura na barragem

O Florida Department of Environmental Protection comunicou que uma ruptura foi detectada sexta-feira (02) em uma das paredes de um lago de 77 acres (33 hectares) que tem uma profundidade de 25 pés (8 metros) e contém milhões de galões de água contendo fósforo e nitrogênio de uma antiga fábrica de fosfato. As autoridades trouxeram pedras e materiais para tampar o buraco, mas a tentativa não teve sucesso.

A lagoa onde foi descoberto o vazamento faz parte de um sistema com pilhas de gesso, um resíduo da fabricação de fertilizantes que é radioativo. As autoridades temem que o colapso do sistema possa lançar água poluída na área. A água contém pequenas quantidades de rádio e urânio, e as pilhas também podem liberar grandes concentrações de gás radônio.

O administrador do condado de Manatee, Scott Hopes, disse em uma coletiva de imprensa no sábado que a preocupação mais urgente é que a água possa inundar a área, que ele disse ser agrícola e com baixa densidade populacional. "Estamos falando sobre o potencial de cerca de 600 milhões de galões (2,3 bilhões de litros) em questão de segundos e minutos", disse Hopes. Ele também afirmou que, se o tanque entrar em colapso, existe o risco de desestabilizar as paredes de outras áreas da fábrica.

A comissária de Agricultura Nikki Fried pediu ao governador em uma carta para convocar uma sessão de emergência do gabinete estadual para discutir um plano, acrescentando que esta propriedade viu vazamentos semelhantes no passado. "A evacuação imediata dos residentes, a desorganização das famílias durante o fim de semana da Páscoa e uma potencial catástrofe ambiental requerem a atenção e ação da liderança eleita em todo o estado da Flórida", disse Fried.

Fontes: NBC Miami e Fox News