Risco de rompimento em barragem coloca Tampa Bay em alerta

Por Arlaine Castro

. Há vazamento de água no reservatório da Piney Point em Manatee County há algumas semanas e o risco é iminente de se romper.

Mais de 300 casas foram evacuadas na região de Tampa Bay em meio a temores de que uma barragem com água tóxica possa se romper. Há vazamento de água no reservatório da Piney Point em Manatee County há algumas semanas e o risco é iminente de se romper.

As autoridades disseram que há o temor de que o muro de contenção desmorone a qualquer momento. Até o momento, 316 casas permanecem sob aviso de evacuação no condado de Manatee. Residentes e empresas uma milha ao norte da instalação e meia milha ao sul foram solicitados a evacuar. As autoridades disseram que não estão prevendo evacuações adicionais.

No sábado, 4, o governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência depois que o vazamento foi encontrado em uma parede de contenção do reservatório de Piney Point, que fica a 64 km ao sul de Tampa Bay.

O estado de emergência abrange os condados de Manatee, Pinellas e Hillsborough para garantir que os recursos sejam alocados para a resposta e recuperação necessárias.

De acordo com o departamento de segurança pública, o colapso da estrutura pode liberar mais de 2 bilhões de litros de água tóxica caso não seja contido a tempo.


Equipes trabalham no reforço da estrutura do reservatório, com bombeamento adicional e descargas controladas da água. Também há preocupação com a destruição de mais duas áreas de contenção de resíduos localizadas na região.

Vinte bombas adicionais foram transportadas no fim de semana pela Guarda Nacional da Flórida e devem estar funcionando na segunda-feira para ajudar a drenar a água em uma liberação controlada na Baía de Tampa.

Uma liberação controlada de água começou em 30 de março a uma taxa de 35 milhões de galões por dia. As bombas adicionais ajudarão a bombear 23.500 galões de água por minuto, ou 33 milhões de galões de água por dia em Tampa Bay em Port Manatee.

"Com as bombas adicionais, seremos capazes de quase dobrar a quantidade de água que estamos retirando", disse o administrador em exercício do condado de Manatee, Scott Hopes. "A liberação controlada está funcionando, a liberação de violação está seguindo na direção que havíamos antecipado e planejado, então acreditamos que provavelmente na terça-feira estaremos em uma posição muito melhor e o nível de risco terá diminuído significativamente."

Os engenheiros dizem que uma liberação controlada de água é necessária para evitar uma falha catastrófica. Com informações do canal Fox13.