Flórida inicia vacinação em adolescentes a partir de 16 anos

Por Arlaine Castro

A vacina Pfizer é atualmente a única aprovada para adolescentes e as autoridades de saúde estão enfatizando a importância de vacinar as populações mais jovens.

Os critérios de idade de vacinação da Flórida mudaram nesta segunda-feira, 5 de abril, com alguns postos oferecendo vacina para adolescentes a partir de 16 e 17 anos. Eles devem estar acompanhados pelos pais ou responsável para receber a vacina.

Apesar de a maioria dos locais de vacinação no sul do estado atender apenas com hora marcada, existem outros em que isso não é necessário e a pessoa pode se dirigir ao posto sem contato prévio.

De acordo com o CDC, a vacina Pfizer é atualmente a única aprovada para adolescentes e as autoridades de saúde estão enfatizando a importância de vacinar as populações mais jovens.

“É realmente muito importante agora, especialmente para este, o maior grupo de pessoas que tiveram um teste positivo para serem vacinadas para que possamos interromper a transmissão. Não estamos apenas protegendo a nós mesmos, mas protegendo aqueles idosos que não puderam ser vacinados ", disse o Dr. Michael Teng da USF Health.

Aqui está o que você precisa saber sobre a vacinação na Flórida:

- Vacinas disponíveis: as três vacinas COVID-19 autorizadas para uso emergencial nos Estados Unidos estão disponíveis na Flórida Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. A vacina da Pfizer e da Moderna requerem duas doses para completa imunização, enquanto a vacina J&J é uma dose única.

- Jovens com 16 anos ou mais são elegíveis apenas para a vacina Pfizer, enquanto pessoas com 18 anos ou mais podem receber qualquer uma das três vacinas disponíveis.

- Não é necessário que o morador obtenha a vacina contra covid-19 exatamente no condado onde mora, mas deverá apresentar um comprovante de residência do estado da Flórida, como carteira de motorista.

- Os adolescentes de 16 e 17 anos também precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal no dia da vacinação, juntamente com a documentação, como a certidão de nascimento do menor. Atenção que alguns locais podem ter critérios de documentação diferentes para a vacinação de adolescentes, então, vale a pena conferir as normas do posto de atendimento antes de sair de casa.

- Winn Dixie, CVS, Walgreens, Walmart e Publix também estão vacinando aqueles que são elegíveis. É preciso agendar consultas online.

- MDC North e os outros sites “hub” da FEMA em Tampa, Orlando e Jacksonville começarão a oferecer a vacina J&J na terça-feira, 6 de abril. Publix também costuma programar vacinas J&J às 7h00 às quartas-feiras por meio de seu portal online.

Agendamento

Em Miami-Dade, alguns dos locais de vacinação que não exigem marcação prévia incluem o Bucky Dent Park em Hialeah, o Overtown Youth Center e o Oak Grove Park no nordeste de Miami-Dade. O local de vacinação com apoio federal no campus norte do Miami Dade College também não exige agendamento.

Esses sites são walk-up, o que significa que você espera na fila em vez de no carro. Se você está planejando visitar um desses locais, a sugestão é levar uma garrafa de água e um lanche, pois é possível que as filas sejam longas e o tempo de espera demorado.

Os locais aplicam vacinação com hora marcada incluem:

- Hospitais, como Jackson Health System, Baptist Health e Broward Health.

- Locais administrados pelo condado de Miami-Dade, Tropical Park, Homestead Sports Complex e Zoo Miami.  Para fazer o pré-registro, visite miamidade.gov/vaccine.

- Locais administrados pelo estado, incluindo o Hard Rock Stadium em Miami Gardens, o parque loanDepot (antigo Marlins Park) em Little Havana e o Tree Tops Park em Davie. Para fazer o pré-registro, visite myvaccine.fl.gov.

Para ver os locais de vacinação em Palm Beach, Broward e Miami-Dade, clique aqui. 

Fonte: Miami Herald e CBS.