US 41 é reaberta após aplicação de medidas de contenção na barragem de Piney Point

Por Livia Mendes

O reservatório possui 77 acres.

Os funcionários do condado de Manatee realizaram uma reunião com o U.S. Army Corps of Engineers, o Department of Environmental Protection e o Department of Environmental Protection and the Department of Emergency Management nesta terça-feira (06) e decidiram reabrir a US 41, que havia sido fechada na semana passada quando a ordem de evacuação foi dada.

Trabalhadores de emergência (assistidos pela Guarda Nacional da Flórida) estão bombeando água do lago a uma taxa de 33 milhões de galões por dia e descarregando em Tampa Bay, nas proximidades, na tentativa de aliviar a pressão nas paredes do reservatório e reduzir a chance de uma inundação descontrolada.

Outros trabalhadores traçam o caminho para controlar o fluxo de água e mais bombas estão sendo implantadas na região.

O grupo de conservação nacional Center for Biological Diversity também divulgou um comunicado pedindo a intervenção da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. "As autoridades federais precisam limpar esta bagunça que a indústria de fertilizantes jogou nas comunidades da Flórida e interromper imediatamente a produção de gesso", disse Jaclyn Lopez, a diretora da organização na Flórida.

O administrador do condado de Manatee, Scott Hopes, disse à Comissão do condado na terça-feira que está trabalhando com uma empresa que pode armazenar 150 milhões de galões em tanques portáteis, que podem ser despachados durante a noite da Pensilvânia e do Texas.

Hopes disse que também há discussões sobre o bombeamento de água em tanques e barcaças, que então transportariam a água para uma empresa da Louisiana que pode descartá-la por meio de poços de injeção profundos. Ele disse ainda que o Departamento de Proteção Ambiental da Flórida está instalando um sistema de tratamento por osmose reversa na propriedade de Piney Point para limpar a água.

Equipes de emergência na Flórida têm trabalhado para evitar uma enchente "catastrófica" depois que um vazamento foi encontrado em um grande reservatório de águas residuais tóxicas. Mais de 300 casas perto de Tampa Bay foram evacuadas e a rodovia perto do reservatório de Piney Point havia sido fechada.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência no último sábado (03) e no domingo (04), ele disse que a água era "principalmente água salgada" de um projeto de dragagem misturada com "água de processo legado e escoamento de águas pluviais".

Acrescentou que a água não era radioativa, como se temia, e que a prioridade era prevenir uma "verdadeira situação de inundação catastrófica".

As autoridades disseram que o reservatório de 77 acres (31 hectares) contém milhões de galões de água contendo fósforo e nitrogênio de uma antiga fábrica de fosfato. O tanque onde o vazamento foi encontrado fica em uma pilha de gesso, um resíduo radioativo da fabricação de fertilizantes.

As tentativas de consertar o vazamento na noite de sexta-feira, tampando o buraco com pedras e outros materiais, foram infrutíferas. Declarar o estado de emergência permitiu que fundos fossem liberados para enviar mais bombas e guindastes para a área.

Fontes: BBC e Herald Tribune