Imigrante se casa para conseguir cidadania e é assassinada pelo marido

Por Livia Mendes

Da esquerda para a direita Roberto Colon, Maria Stella Gomez-Mulett, Gladys Monagas e Margarita Arango na casa de Colon em Boynton Beach.

Maria Stella Gomez Mulett, uma colombiana de 44 anos, foi assassinada pelo marido Robert Colon, 66, e teve seu corpo enterrado no quintal de casa, em Boynton Beach. Seu corpo foi encontrado pela polícia em 5 de março, cinco semanas após o casamento.

A imigrante havia se casado com Colon em casamento falso para conseguir a cidadania americana de forma mais rápida e, assim, exercer sua profissão como médica no Sul da Flórida.

Robert Colon está em uma prisão no condado de Palm Beach, sob vigilância de suicídio, pelo assassinato e ocultação do corpo de Gomez Mullet. Ele foi acusado de assassinato em primeiro grau e o juiz ordenou que ele seja submetido a uma avaliação de saúde mental.

Entenda o caso

Em novembro, Gomez Mulett começou a cuidar de Gladys Monagas, 86, que estava passando por declínio mental e precisava de assistência médica. Próximo ao Natal, Gladys sugeriu que Maria Stella conhecesse seu filho, Robert Colon, que era solteiro e poderia ajuda-la a permanecer no país.

Mulett e Colon se casaram em uma parceria de negócios na qual Maria Stella deveria continuar cuidar da mãe de Robert e viver em sua casa. Em troca, ele ajudaria Gomez Mulett a conseguir seus documentos, disse Margarita Arango, uma amiga próxima do sul da Flórida.

“Acho que ele queria um relacionamento mais formal e ela não queria nada com ele. Ela contou a ele sobre os papéis. E ele concordou, mas ela foi muito clara e disse-lhe que não queria ter um relacionamento de marido com mulher, ou relacionamento íntimo. E ele concordou com isso”, afirmou Arango.

Rompimento do acordo

Antes de sua prisão, Colon disse à polícia que ele e Gomez Mulett concordaram em se casar em 26 de janeiro, poucas semanas depois de se conhecerem, mas que o acordo estava cancelado porque ele não confiava nela e acreditava que ela havia tirado roubado dinheiro de sua mãe.

Amigos disseram à polícia que a última vez em que se ouviu falar de Gomez Mulett foi em 18 de fevereiro, quando ela dirigia para o norte até a casa de Colon para devolver o carro que usava para cuidar de Gladys. Arango informou que Maria Stella também queria encerrar o acordo.

Pouco mais de três semanas após o casamento no tribunal, Maria Stella parou de fazer contato com amigos e familiares, e a polícia foi até a casa de Colon procura-la. A polícia de Boynton Beach obteve uma pista quando uma mulher disse que ouviu Colon ameaçar estrangular e matar Gomez Mulett e, em seguida, enterrá-la no quintal.

Agentes invadiram a residência em Boynton Beach, encontrando sangue na porta da frente e na oficina da garagem, e em 5 de março, cinco semanas após o casamento, o corpo de Gomez Mulett foi encontrado no quintal da casa de seu marido.

Fonte: Sun Sentinel