Brasileiro condenado pela morte de jovem no Paraná é descoberto em Orlando

Por Arlaine Castro

Omar Assaf Júnior, ex-policial em Curitiba e o autor do crime, não cumpriu a pena a que foi condenado - homicídio duplamente qualificado.

O jovem Thiago Klemtz foi assassinado há 12 anos em Curitiba, no Paraná, mas até hoje Omar Assaf Júnior, ex-policial em Curitiba e o autor do crime não cumpriu a pena a que foi condenado - homicídio triplamente qualificado.

Há três anos, a própria mãe do jovem assassinado descobriu o paradeiro do assassino na Flórida. Na internet, Omar aparece como sócio do tio na empresa Paraná Services em Orlando, na região central. 

Omar Assaf Júnior teria inclusive sido preso pela polícia de Osceola County por dirigir sem documentação. Descobriram também que ele não estava legalmente no país. Ele porém, foi liberado.

No Brasil, o assistente de acusação que acompanha a família de Thiago Klemtz, informou à justiça que Omar havia sido localizado. As autoridades da Flórida, inclusive do ICE, também foram informadas sobre a condenação dele no Brasil. Uma possível deportação estava então próxima, pensou a família. No entanto, até hoje, isso não aconteceu.

"Todos foram informados, mas até hoje, nada se fez", disse o advogado da família.

A produção do programa Domingo Espetacular foi até o condomínio em Orlando onde vive Omar, quando chegou não quis ser filmado e intimidou a equipe de televisão, seguindo - os de carro.

O crime

Thiago Klemtz de Abreu Pessoa foi morto na madrugada de 16 de agosto de 2009, na saída de uma festa ocorrida na Sociedade Harmonia, no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Ele foi atingido por dois tiros no tórax e um na cabeça, cerca de uma quadra do clube.

Na época, testemunhas disseram à polícia que a vítima e um grupo de amigos foram expulsos da festa depois de uma confusão. O grupo teria agredido um dos seguranças da casa noturna e, após terem sido expulsos, teriam começado a atirar pedras no telhado do clube.

Segundo testemunhas, depois de efetuar o primeiro disparo, o então policial ainda teria trocado o carregador da pistola para atirar novamente em Thiago que pedia para não ser morto.

Omar Assaf Júnior foi expulso da corporação e condenado a 16 anos de prisão em regime fechado pela morte do estudante de Direito Thiago Klemtz de Abreu Pessoa, em agosto de 2009, em Curitiba.

Os jurados consideraram o réu culpado de homicídio triplamente qualificado - crime cometido por meio cruel e sem chance de defesa da vítima.

Como o ex-policial já estava foragido quando saiu a sentença, o juiz emitiu contra ele um mandado de prisão. O crime ficou nacionalmente conhecido como "Massacre do Bar Harmonia".

Defesa

O advogado de Omar ouvido pelo programa Domingo Espetacular disse que ele já tinha saído do Brasil quando foi dada a sentença e que por isso não o considera foragido. Disse ainda que ele irá se apresentar à justiça quando for o momento certo e que há uma nova prova que pode mudar o rumo do caso.

Como informação mais recente sobre o caso, o Departamento de Justiça do Paraná informou que em fevereiro deste ano o Departamento de Justiça dos EUA (seção Orlando) estaria analisando o pedido de extradição do assassino.