Mulher é detida após fazer comentários racistas em Fort Lauderdale

Por Livia Mendes

Câmeras registraram o discurso islamofóbico feito por Luba Bozanich dentro de uma loja do Walgreens.

Luba Bozanich, uma assistente social licenciada na Flórida, foi flagrada por câmeras de celular em uma loja do Walgreens fazendo um discurso racista contra outros clientes do estabelecimento. As falas tinham caráter islamofóbico e odioso, mas Bozanich disse que se sentiu provocada com o comentário feito pela vítima.

Nahla Ebaid, uma das clientes as quais Bozanich direcionou sua fala comentou que as palavras ouvidas continuavam se repetindo em seus ouvidos. Ebaid, seu marido e alguns outros amigos estavam na cidade de férias no final de março e, enquanto faziam o pagamento na loja, Luba Bozanich entrou sem máscara e foi instruída a colocar uma no caixa.

“Ela olhou para nós e disse ‘Eu gostaria de ser do seu país, então não precisaria usar a máscara’”, disse Ebaid. “Então, nós dissemos, ‘que país é esse? Somos de Nova York’”, contou.

Segundo Ebaid, foi então que a mulher explodiu, gritando e lançando insultos contra os muçulmanos. Ebaid disse que começou a gravar o discurso com o celular depois que Bozanich cuspiu em seu marido.

Quando a polícia chegou, Bozanich foi detida, mas Ebaid e sua família optaram por não apresentar queixa.
Em entrevista à Local 10, Bozanich disse que tem um problema de saúde que dificulta o uso de máscara. Ela acrescentou ainda que, apesar de se arrepender do que disse, ela se sentiu provocada no momento.

Ao ver o vídeo em que ela faz o discurso, Bozanich disse: “não gostei do que vi, mas sou humana”, afirmou.
Apesar de o incidente ter acontecido algumas semanas atrás, a história e o vídeo têm ganhado repercussão, já que a última terça-feira (13) marcou o início do Ramadã para os muçulmanos em todo o mundo.

Esse período consiste em 30 dias de jejum, mas o mais importante, são 30 dias para perdoar e amar uns aos outros.

“Minha mensagem para as mulheres muçulmanas: use seu hijab, não tenha medo de usar seu hijab”, disse Ebaid.

Assista à filmagem feita por Ebaid:

Fonte: Local 10